O USO IRRACIONAL DA RITALINA PARA MELHORAR O DESEMPENHO ACADÊMICO
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v10i5.13930Palabras clave:
Ritalina. Metilfenidato. TDAH. Psicoestimulante. Estudantes.Resumen
O Cloridato de Metilfenidato [(dl-treo-metil-2-fenil-2-(2-piperidicil) acetato], conhecido como Ritalina® é um psicofármaco usado geralmente por pessoas com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e com Narcolepsia. Por se tratar de um medicamento que age no Sistema Nervoso Central (SNC) liberando Noradrenalina e Dopamina nas fendas sinápticas, incidindo uma excitação nos receptores pós-sinápticos e altera as funções cognitivas do usuário, o uso para fins não terapêuticos está sendo cada vez mais comum. Pelo levantamento bibliográfico foi verificado nas amostras encontradas os resultados que o Metilfenidato é o psicoestimulante mais consumido no mundo, com características farmacológicas semelhantes as anfetaminas, portanto com grande potencial de abuso de uso. Foi possível perceber que o uso indiscriminado de Metilfenidato tem sido realizado com frequência por muitas pessoas, principalmente por estudantes, afim de melhorar o desempenho acadêmico, a automedicação do fármaco pode levar a complicações sérias e o aparecimento de efeitos adversos graves, principalmente eventos cardiovasculares como taquicardia e hipertensão, transtornos psiquiátricos como depressão, psicose e dependência química, bem como sistema neurológico como discinesia (movimentos anormais e involuntários), contrações musculares involuntárias e espasmos, entre outros.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Categorías
Licencia
Atribuição CC BY