O USO IRRACIONAL DA RITALINA PARA MELHORAR O DESEMPENHO ACADÊMICO

Autores/as

  • Kaliane Alves de Souza Universidade Iguaçu-UNIG
  • Vicente Antonio de Senna Junior Universidade Iguaçu
  • Daniel Rosa da Silva Universidade Iguaçu
  • Douglas Batista da Silva Universidade Iguaçu
  • Jéssica Ezidoro dos Santos Universidade Iguaçu
  • Leonardo Guimaraes de Andrade Universidade Iguaçu

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i5.13930

Palabras clave:

Ritalina. Metilfenidato. TDAH. Psicoestimulante. Estudantes.

Resumen

O Cloridato de Metilfenidato [(dl-treo-metil-2-fenil-2-(2-piperidicil) acetato], conhecido como Ritalina® é um psicofármaco usado geralmente por pessoas com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e com Narcolepsia. Por se tratar de um medicamento que age no Sistema Nervoso Central (SNC) liberando Noradrenalina e Dopamina nas fendas sinápticas, incidindo uma excitação nos receptores pós-sinápticos e altera as funções cognitivas do usuário, o uso para fins não terapêuticos está sendo cada vez mais comum. Pelo levantamento bibliográfico foi verificado nas amostras encontradas os resultados que o Metilfenidato é o psicoestimulante mais consumido no mundo, com características farmacológicas semelhantes as anfetaminas, portanto com grande potencial de abuso de uso. Foi possível perceber que o uso indiscriminado de Metilfenidato tem sido realizado com frequência por muitas pessoas, principalmente por estudantes, afim de melhorar o desempenho acadêmico, a automedicação do fármaco pode levar a complicações sérias e o aparecimento de efeitos adversos graves, principalmente eventos cardiovasculares como taquicardia e hipertensão, transtornos psiquiátricos como depressão, psicose e dependência química, bem como sistema neurológico como discinesia (movimentos anormais e involuntários), contrações musculares involuntárias e espasmos, entre outros.

Biografía del autor/a

Kaliane Alves de Souza, Universidade Iguaçu-UNIG

Acadêmica do último período do curso de Farmácia - Universidade Iguaçu-UNIG.

Vicente Antonio de Senna Junior, Universidade Iguaçu

Mestre em Saúde Pública pela Fiocruz, Professor na Universidade Iguaçu. 

Daniel Rosa da Silva, Universidade Iguaçu

Doutor em Química pela UFRRJ, Professor na Universidade Iguaçu. 

Douglas Batista da Silva, Universidade Iguaçu

Doutor em ciências em Engenharia Nuclear PEN/UFRJ, Professor na Universidade Iguaçu.

Jéssica Ezidoro dos Santos, Universidade Iguaçu

Farmacêutica, Pós-graduada em Tecnologia Industrial pela Fiocruz, Professora na Universidade Iguaçu.

Leonardo Guimaraes de Andrade, Universidade Iguaçu

Co-orientador do curso de graduação em Farmácia, Enfermeiro, cirurgião dentista, Mestre em Parasitologia, Mestre em Ciências Ambientais, Professor do Curso de Modalidade EAD na Universidade Iguaçu. 

Publicado

2024-05-14

Cómo citar

Souza, K. A. de, Senna Junior, V. A. de, Silva, D. R. da, Silva, D. B. da, Santos, J. E. dos, & Andrade, L. G. de. (2024). O USO IRRACIONAL DA RITALINA PARA MELHORAR O DESEMPENHO ACADÊMICO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(5), 2816–2828. https://doi.org/10.51891/rease.v10i5.13930