OS DESAFIOS PARA A INCLUSÃO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NA ATUALIDADE

Autores/as

  • Francisca Luana da Costa Santos Faculdade UniBF

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i5.13847

Palabras clave:

Educação especial. Pessoas com deficiência. Inclusão. Práticas inclusivas. Desenvolvimento de políticas.

Resumen

Este estudo aborda os desafios para a inclusão das pessoas com deficiência na contemporaneidade, investigando três aspectos específicos: os principais eventos da Educação Especial no Brasil, as questões jurídicas relacionadas aos direitos da pessoa com deficiência na educação e a definição da inclusão no ambiente específico. O problema de pesquisa consiste em compreender os principais obstáculos enfrentados para a inclusão dessas pessoas, considerando esses três aspectos. A justificativa para a realização deste estudo reside na necessidade de promover uma reflexão aprofundada sobre os desafios e perspectivas da inclusão das pessoas com deficiência, visando contribuir para o desenvolvimento de políticas e práticas mais inclusivas. Os objetivos deste trabalho são analisar os eventos da Educação Especial no Brasil, investigar as questões jurídicas relacionadas aos direitos da pessoa com deficiência na educação e definir o conceito de inclusão no ambiente específico. A metodologia adotada será uma revisão bibliográfica, que permitirá uma análise crítica dos desafios e perspectivas da inclusão, a partir de uma análise detalhada da literatura existente sobre o tema. Espera-se que este estudo contribua para o avanço do conhecimento sobre a inclusão das pessoas com deficiência e para o desenvolvimento de políticas e práticas mais inclusivas em nossa sociedade.

Biografía del autor/a

Francisca Luana da Costa Santos, Faculdade UniBF

Pós-graduada em Atendimento Educacional Especializado com Ênfase em Educação Especial Inclusiva. Faculdade UniBF.

 

Publicado

2024-05-07

Cómo citar

Santos, F. L. da C. (2024). OS DESAFIOS PARA A INCLUSÃO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NA ATUALIDADE. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(5), 1142–1154. https://doi.org/10.51891/rease.v10i5.13847