TECNOLOGIA E METODOLOGIAS ATIVAS: UMA ALIANÇA QUE PODE CONTRIBUIR NA CONSTRUÇÃO DA EDUCAÇÃO DO FUTURO

Autores/as

  • Edilene Maria de Lima Veni Creator Christian University
  • Maria Pricila Miranda dos Santos Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i5.13836

Palabras clave:

Interação. Inovação. Educação.

Resumen

A tecnologia está presente dentro das mais diversas áreas como saúde, economia, transporte, segurança, entre outras e com a educação não poderia ser diferente. As inovações e possibilidades trazidas pelo avanço tecnológico vem contribuir com a nova forma de educar. As metodologias ativas surgem para fazer com que os alunos tomem consciência de sua responsabilidade na construção de seu próprio saber, aplicando ferramentas interativas, que estimulam a cooperação e a empatia entre os estudantes, que têm no professor um orientador no seu processo de aprendizagem. A pesquisa quanto à abordagem é qualitativa, quanto à natureza se apresenta como descritiva, e no que tange aos procedimentos de coleta utilizou a bibliográfica e o questionário A pesquisa foi delineada por meio de conceitos e estudos sobre tecnologia e metodologias ativas, bem como o uso das duas ferramentas no desenvolvimento da educação. Os resultados mostram que a aliança entre tecnologia e as metodologias ativas é um processo que pode contribuir na elaboração da educação do futuro, voltada para o aluno consciente do seu papel dentro da sociedade a qual faz parte.

Biografía del autor/a

Edilene Maria de Lima, Veni Creator Christian University

Mestranda em Ciências da Educação, Veni Creator Christian University. 

Maria Pricila Miranda dos Santos, Universidade Federal de Pernambuco

Doutora e Mestre pela Universidade Federal de Pernambuco. 

Publicado

2024-05-08

Cómo citar

Lima, E. M. de, & Santos, M. P. dos. (2024). TECNOLOGIA E METODOLOGIAS ATIVAS: UMA ALIANÇA QUE PODE CONTRIBUIR NA CONSTRUÇÃO DA EDUCAÇÃO DO FUTURO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(5), 1294–1307. https://doi.org/10.51891/rease.v10i5.13836