UTILIZAÇÃO DA INSTRUÇÃO POR PARES (PEER INSTRUCTION) NA PRÁTICA DO ENSINO

Autores/as

  • Ítalo Martins Lôbo Miami University of Science and Technology-MUST
  • Alberto da Silva Franqueira Must University-MUST
  • Elisabeth Mendes Belo Universidad Europea del Atlántico-UNEATLANTICO
  • Silvana Maria Aparecida Viana Santos Facultad Interamericana de Ciencias Sociales-FICS
  • Silvanete Cristo Viana Universidade Cândido Mendes

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i5.13824

Palabras clave:

Peer Instruction. Instrução por Pares. Metodologia Ativa.

Resumen

O campo da aprendizagem ativa é repleto de metodologias ativas, a Instrução por Pares, ou Peer Instruction faz parte deste meio. Através desta pesquisa buscou-se a partir de dois periódicos de referência identificar a corroboração da conceituação e definição desta modalidade de metodologia ativa, além de evidenciar e elucidar sua prática no contexto de ensino. A metodologia utilizada foi a revisão de literatura sistemática a qual buscou-se critérios de inclusão e exclusão. Nos critérios de inclusão sinalizou-se as palavras-chaves Peer Instruction e Instrução por Pares em plataforma de busca de periódico do Scielo virgulando entre os anos de 2017 a 2024, para a exclusão partiu-se da presença de resumo na produção técnica. Encontrou-se 10 periódicos aplicando os critérios de inclusão, sendo 5 selecionados a partir dos critérios de exclusão. O objetivo de delinear a corroboração da definição foi alcançada uma vez que a definição tanto em periódicos de base quanto nos selecionados na revisão de literatura corrobora entre si. Quatro periódicos demonstraram seguridade na eficácia do Peer Instruction em desenvolver e incrementar repertório técnico e prático de habilidades de interação e comunicação, reforçando assim o conhecimento, o periódico que não sinalizou esta eficácia apontou como inconclusivo, mas que necessitaria de pesquisas mais aprofundadas.

Biografía del autor/a

Ítalo Martins Lôbo, Miami University of Science and Technology-MUST

Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação, Miami University of Science and Technology (MUST).

Alberto da Silva Franqueira, Must University-MUST

Mestre em Tecnologias Emergentes na Educação, Must University (MUST)

Elisabeth Mendes Belo, Universidad Europea del Atlántico-UNEATLANTICO

Mestranda em Educação - Formação de Professores. Universidad Europea del Atlántico (UNEATLANTICO).

Silvana Maria Aparecida Viana Santos, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales-FICS

Doutoranda em Ciencias da Educação, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS).

Silvanete Cristo Viana, Universidade Cândido Mendes

Especialista em docência do Ensino em Direitos Humanos, Universidade Cândido Mendes.

 

Publicado

2024-05-02

Cómo citar

Lôbo, Ítalo M., Franqueira, A. da S., Belo, E. M., Santos, S. M. A. V., & Viana, S. C. (2024). UTILIZAÇÃO DA INSTRUÇÃO POR PARES (PEER INSTRUCTION) NA PRÁTICA DO ENSINO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(5), 435–442. https://doi.org/10.51891/rease.v10i5.13824