SEGURANÇA DIGITAL NA EDUCAÇÃO: RISCOS E DESAFIOS

Autores/as

  • Ítalo Martins Lôbo Miami University of Science and Technology- USA
  • Alexandre Marins Duarte Universidad Europea del Atlántico- Espanha
  • Hosana Abreu Louzada Faculdade Luso Capixada
  • Jéssica da Cruz Chagas Universidade Federal do Amazonas
  • Maria da Conceição de Araújo Instituto de Ensino Superior Múltiplo- IESM
  • Sonaí Maria da Silva Facultad Interamericana de Ciencias Sociales- Paraguay

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i5.13822

Palabras clave:

Segurança Digital. Tecnologias de Informação e Comunicação. Educação.

Resumen

A integração das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no contexto educacional, destacou a presença crescente de dispositivos tecnológicos nas mãos dos alunos. Isso resultou em uma expansão das TICs além de limitações temporais e espaciais, tornando-se uma parte fundamental da vida diária dos alunos, educadores, pais e da sociedade em geral. A cultura digital promovida pelas TICs é ressaltada por potencializar novas formas de interação, mas também introduzir novos riscos, como o cyberbullying, roubo de dados e uso indevido de informações. A falta de conhecimento dos usuários das redes é apontada como um fator chave nesse contexto, ou seja, as TICs também apresentam riscos aos seus usuários, seja no âmbito pessoal e também no âmbito educacional. A pesquisa busca evidenciar riscos e desafios das TICs no contexto educacional apontados na literatura, principalmente em relação à segurança digital. A metodologia adotada envolve uma revisão sistemática da literatura, com critérios de inclusão e exclusão para selecionar artigos relevantes, resultando em uma compreensão mais profunda dos comportamentos de risco e desafios para os docentes. Justificado pelo fator que a identificação dos riscos e dos desafios permitem a elaboração de estratégias para superar os desafios e dirimir os riscos envolvidos. Os resultados apontam para o desafio, a insegurança dos docentes no manuseio das TICs e para os riscos envolvendo exposição de dados e imagem dos discentes.

Biografía del autor/a

Ítalo Martins Lôbo, Miami University of Science and Technology- USA

Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação, Miami University of Science and Technology (MUST). 

Alexandre Marins Duarte, Universidad Europea del Atlántico- Espanha

Mestrando em Educação - Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação, Universidad Europea del Atlántico (UNEATLANTICO). 

Hosana Abreu Louzada, Faculdade Luso Capixada

Especialista em Metodologia do ensino da Língua Portuguesa, Faculdade Luso Capixada.

Jéssica da Cruz Chagas, Universidade Federal do Amazonas

Mestre em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Maria da Conceição de Araújo, Instituto de Ensino Superior Múltiplo- IESM

Especialista em Docência para o Ensino Superior, Instituto de Ensino Superior Múltiplo (IESM).

Sonaí Maria da Silva, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales- Paraguay

Doutoranda em Ciências da Educação, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS).

Publicado

2024-05-02

Cómo citar

Lôbo, Ítalo M., Duarte, A. M., Louzada, H. A., Chagas, J. da C., Araújo, M. da C. de, & Silva, S. M. da. (2024). SEGURANÇA DIGITAL NA EDUCAÇÃO: RISCOS E DESAFIOS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(5), 57–65. https://doi.org/10.51891/rease.v10i5.13822