IMPLEMENTAÇÃO DE GAMIFICAÇÃO E ENSINO HÍBRIDO EM ESCOLAS PÚBLICAS DE ENSINO MÉDIO: DESAFIOS E POTENCIAIS

Autores/as

  • Tânia Silva Carrijo Universidad Europea del Atlántico-UNEATLANTICO
  • Adilson Sousa da Silva Universidad de La Integración de Las Américas
  • Gislaine Rocha Félix Rabelo Universidad Europea del Atlántico-UNEATLANTICO
  • Janivia Glaci Scholze Woehl Universidad Europea del Atlántico-UNEATLANTICO
  • Tatiane Nazaré Ferreira Canelhas Universidad Europea del Atlántico-UNEATLANTICO

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i4.13805

Palabras clave:

Gamificação. Ensino Híbrido. Educação Pública.

Resumen

Este estudo focou na problemática de integrar estratégias de gamificação e ensino híbrido em escolas públicas de ensino médio, com o objetivo de melhorar a qualidade da educação. O objetivo geral da pesquisa foi analisar o impacto dessas inovações pedagógicas na aprendizagem dos alunos e identificar os principais facilitadores e obstáculos à sua implementação efetiva. Utilizou-se uma metodologia composta por revisão de literatura e análise de feedback de professores e alunos de instituições que já implementaram tais abordagens. Os resultados obtidos indicaram que, apesar dos benefícios percebidos em termos de aumento de engajamento e motivação dos alunos, existem desafios significativos. Estes incluem a resistência por parte de alguns educadores à adoção de novas tecnologias e métodos pedagógicos, além de limitações relacionadas à infraestrutura tecnológica disponível nas instituições. As considerações finais destacaram que a eficácia da gamificação e do ensino híbrido está condicionada a uma implementação cuidadosa, que deve ser acompanhada de suporte contínuo ao desenvolvimento profissional dos professores e um comprometimento sólido por parte da gestão escolar. Concluiu-se que essas estratégias pedagógicas, se bem implementadas e apoiadas, têm o potencial de enriquecer significativamente a experiência educacional, embora requeiram ajustes regulares e suporte institucional para superar os desafios operacionais e culturais que emergem no processo.

 

Biografía del autor/a

Tânia Silva Carrijo, Universidad Europea del Atlántico-UNEATLANTICO

Mestranda em Educação - Formação de Professores, Universidad Europea del Atlántico (UNEATLANTICO).

Adilson Sousa da Silva, Universidad de La Integración de Las Américas

Doutorando em Ciências da Educação, Universidad de La Integración de Las Américas (UNIDA).

Gislaine Rocha Félix Rabelo, Universidad Europea del Atlántico-UNEATLANTICO

Mestranda em Educação – Formação de Professores, Universidad Europea del Atlántico (UNEATLANTICO).

Janivia Glaci Scholze Woehl, Universidad Europea del Atlántico-UNEATLANTICO

Mestranda em Educação – Organização e Gestão de Centros Educativos, Universidad Europea del Atlántico (UNEATLANTICO).

Tatiane Nazaré Ferreira Canelhas, Universidad Europea del Atlántico-UNEATLANTICO

Mestranda em Educação - Formação de Professores, Universidad Europea del Atlántico (UNEATLANTICO).

 

Publicado

2024-04-30

Cómo citar

Carrijo, T. S., Silva, A. S. da, Rabelo, G. R. F., Woehl, J. G. S., & Canelhas, T. N. F. (2024). IMPLEMENTAÇÃO DE GAMIFICAÇÃO E ENSINO HÍBRIDO EM ESCOLAS PÚBLICAS DE ENSINO MÉDIO: DESAFIOS E POTENCIAIS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(4), 1665–1671. https://doi.org/10.51891/rease.v10i4.13805