TRAUMATISMO DENTOALVEOLAR NA INFÂNCIA: UMA REVISÃO DE LITERATURA

Autores/as

  • Sariane Santos Silva Faculdade de Ciência Sociais Aplicadas – FACISA
  • Ana Isabel Antunes Faculdade de Ciência Sociais Aplicadas - FACISA
  • Emanuel Vieira Pinto FACISA

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i5.13797

Palabras clave:

Lesões Dentárias. Traumatismo Dentário. Dentição Permanente.

Resumen

O trauma dental na condição decídua é caracterizado por acidentes comuns na primeira infância, acometido por impacto físico, químico ou psíquico, sendo considerado um problema estético-funcional que pode-se promover alterações nas características de forma irreversível, como: dental, periodontal ou óssea. Desse modo, o profissional deve-se estar atento nos diferentes tipos de traumatismos dentários e suas consequências futuras que podem ser desenvolvidas. Cujo a problemática a ser discutida é: Será que o manejo para o tratamento é efetivo para complicações odontológicas e emocionais? Nesse viés, o trauma dentário em crianças é uma abordagem desafiadora em relação a pouca idade do respectivo paciente e mediante as condições de atendimento emergencial das LTD´s. Analisando esse contexto, o estudo foi norteado, tendo como objetivo geral avaliar consequências do trauma dentoalveolar na dentição decídua e seus impactos na dentição permanente, sendo que os objetivos específicos compreender as classificações das lesões com o seu adequado diagnóstico e tratamento, discutir a etiologia do traumatismo na infância e abordar a epidemiologia e a prevalência do trauma. Essa pesquisa trata-se de uma metodologia com abordagem qualitativa e pesquisa bibliográfica com base em artigos científicos publicados na língua inglês, nas bases de dados PUBMED e SCIELO, no período de 2009 a 2023, ademais foram utilizados livros que se referem a descritiva. À vista disso, os resultados esperados é compreender a complexidade do traumatismo dentoalveolar e suas implicações, no qual é necessário um acompanhamento clínico e radiográfico sistêmico, da mesma forma que buscar alternativas de tratamentos para os dentes envolvidos, uma vez que as sequelas dos predecessores, pode ser analisada de forma criteriosa, desse modo, evitando consequências maiores a todo o sistema estomatognático.

Biografía del autor/a

Sariane Santos Silva, Faculdade de Ciência Sociais Aplicadas – FACISA

Graduanda em Odontologia na Faculdade de Ciência Sociais Aplicadas - FACISA, em Itamaraju (BA), Faculdade de Ciência Sociais Aplicadas – FACISA.

Ana Isabel Antunes, Faculdade de Ciência Sociais Aplicadas - FACISA

Especialista em Cirurgia Bucomaxilofacial, Cirurgia Ortognática, Harmonização Orofacial e Implantes Dentários e Docência do Ensino Superior. Professora da Faculdade de Ciência Sociais Aplicadas - FACISA, em Itamaraju (BA) Faculdade de Medicina e Saúde Pública - BAHIANA, em Salvador (BA).

Emanuel Vieira Pinto, FACISA

Mestre em Gestão. Social, Educação e Desenvolvimento Regional, Docência do Ensino Superior. Professor e Coordenador da Biblioteca da Faculdade de Ciência Sociais Aplicadas - FACISA, em Itamaraju (BA, Universidade Federal da Bahia - UFBA, em Salvador.

Publicado

2024-05-02

Cómo citar

Silva, S. S., Antunes, A. I., & Pinto, E. V. (2024). TRAUMATISMO DENTOALVEOLAR NA INFÂNCIA: UMA REVISÃO DE LITERATURA . Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(5), 326–344. https://doi.org/10.51891/rease.v10i5.13797