SÍNDROME DE BURNOUT: O ESTRESSE OCUPACIONAL DOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM

Autores/as

  • Eder Filipe Pereira de Araujo Faculdade MAUÁ
  • Deziany da Silva Ferreira Universidade de Brasília
  • Hélio Marco Pereira Lopes Júnior Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i5.13740

Palabras clave:

Síndrome de Burnout. Enfermagem. Estresse ocupacional. Esgotamento profissional.

Resumen

A Síndrome de Burnout, também conhecida como síndrome do esgotamento profissional, é um distúrbio psicológico que afeta principalmente indivíduos que enfrentam altos níveis de estresse crônico em seus ambientes de trabalho. A presente pesquisa investiga os fatores que conduzem os profissionais de enfermagem, sobretudo aqueles que atuam em unidades de emergência, ao desenvolvimento da Síndrome de Burnout. Destarte, o objetivo geral foi discutir sobre os fatores que podem levar o profissional de enfermagem, em especial os que trabalham em unidades de emergência, a adquirirem a síndrome de Burnout, considerando o estresse que envolve a profissão. O método de pesquisa utilizado foi a revisão integrativa, com abordagem do tipo qualitativa. Os resultados demonstram que a Síndrome de Burnout representa uma preocupação significativa na enfermagem, afetando o bem-estar dos profissionais, e também a qualidade do cuidado prestado aos pacientes. Este estudo ressalta a necessidade de estratégias de prevenção e intervenção para garantir a saúde dos enfermeiros e a eficácia do sistema de saúde como um todo.

Biografía del autor/a

Eder Filipe Pereira de Araujo, Faculdade MAUÁ

Acadêmico de Enfermagem pela Faculdade MAUÁ — Go.

Deziany da Silva Ferreira, Universidade de Brasília

Agrônoma, Doutora, Universidade de Brasília. 

Hélio Marco Pereira Lopes Júnior, Universidade de Brasília

Enfermeiro, Mestre, Universidade de Brasília. 

Publicado

2024-05-08

Cómo citar

Araujo, E. F. P. de, Ferreira, D. da S., & Lopes Júnior, H. M. P. (2024). SÍNDROME DE BURNOUT: O ESTRESSE OCUPACIONAL DOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(5), 1420–1431. https://doi.org/10.51891/rease.v10i5.13740