INCLUSÃO ESCOLAR E NEUROCIÊNCIA: ADAPTAÇÕES PARA DIFERENTES ESTILOS DE APRENDIZAGEM

Autores/as

  • Hisley dos Santos Silva Nascimento Educaler University- USA
  • Francisco Roberto Diniz Araújo UFLO- Argentina

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i5.13737

Palabras clave:

Inclusão Escolar. Neurociência no Ambiente Escolar. Desenvolvimento Neural, Estilos de Aprendizagem.

Resumen

Este artigo explora a interseção entre a neurociência e a prática educacional com foco na promoção da inclusão social. A busca por estratégias pedagógicas mais eficazes, embasadas em percepções neurocientíficos, ganha relevância, especialmente quando associada ao anseio por ambientes educacionais mais acessíveis e inclusivos. Assim, por meio da neurociência, novas práticas pedagógicas podem ser incorporadas no meio educacional para promover, assim, uma inclusão social no mundo contemporâneo. Diante disso, esta pesquisa adotou uma abordagem exploratória-descritiva, associada a uma revisão de literatura abrangente para analisar a interação entre esses dois campos. Por meio das contribuições de autores da área como Eric Kandel, Howard Gardner, Sir Ken Robinson e Pink, oferecendo uma base sólida para compreender as nuances da neurociência aplicada à educação inclusiva. Os resultados destacaram estratégias pedagógicas embasadas em percepções neurocientíficos, como abordagens multimodais e consideração dos ritmos circadianos, como cruciais para a personalização do ensino. Mesmo com os desafios persistentes, como a formação de professores e o acesso equitativo a recursos, ressaltou-se a necessidade de abordagens colaborativas. As conclusões finais apontaram para a urgência de integrar efetivamente os conhecimentos neurocientíficos no cenário educacional, visando à criação de ambientes verdadeiramente inclusivos, e destacaram a importância de transformar as reflexões em ações concretas para promover mudanças significativas no panorama educacional.

Biografía del autor/a

Hisley dos Santos Silva Nascimento, Educaler University- USA

Mestranda do curso de Educação da Educaler University, especialista em Gestão e Coordenação escolar pela FAC (Faculdade Regional de Filosofia Ciências e Letras de Candeias, especialista em Ensino de Língua Inglesa pela Universidade Cândido Mendes e especialista em Metodologia do Ensino da Língua Inglesa pela  FACINTER (Faculdade internacional de Curitiba), Pedagoga pela Faculdade Intervale e Licenciada em Letras Língua Inglesa pela UNEB (Universidade Estadual da Bahia),Especialista e professora atuante no AEE -Educação especial e Atendimento educacional Especializado da rede pública de Ensino.

Francisco Roberto Diniz Araújo, UFLO- Argentina

Pós-doutorado em Psicologia _ UFLO. Doutorado em Ciências da Educação - UDS; professor e pesquisador da UFLO - AR, professor da Rede Municipal de Ensino de São Bento - PB, professor e orientador da Educaler University.

Publicado

2024-05-02

Cómo citar

Nascimento, H. dos S. S., & Araújo, F. R. D. (2024). INCLUSÃO ESCOLAR E NEUROCIÊNCIA: ADAPTAÇÕES PARA DIFERENTES ESTILOS DE APRENDIZAGEM . Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(5), 66–76. https://doi.org/10.51891/rease.v10i5.13737