A DIVISÃO CELULAR NO ENSINO MÉDIO, UM ESTUDO COM OFICINA PEDAGÓGICA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DA REDE FEDERAL DE FLORIANO-PI
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v10i4.13695Palabras clave:
Ensino de Ciências. Materiais Concretos. Oficina Pedagógica. Maquetes. Citologia.Resumen
Ao examinar o panorama social atual, fica evidente que compreender os conceitos fundamentais das Ciências da Natureza, especialmente de Biologia, é essencial para construir uma sociedade mais justa, sustentável e direcionada para o futuro. Entretanto, o ensino desses conceitos em nosso país enfrenta desafios que requerem a atenção e respostas por parte da comunidade científica. Em especial, é impreterível criar e validar ferramentas e atividades que facilitem o ensino dos princípios básicos dos conceitos de biologia, em particular os relacionados à citologia, com ênfase na compreensão da divisão celular. Dessa forma, este trabalho apresenta como objetivo geral: Identificar as contribuições da oficina pedagógica como ferramenta de abordagem da temática divisão celular com alunos do ensino médio de uma escola da rede federal de Floriano-PI. Para tanto, o percurso metodológico foi pautado na pesquisa qualitativa, por meio de um estudo de caso, tendo como base teórica a etnometodologia e como instrumentos a observação participante e o registro fotográfico. O estudo evidenciou que os alunos participantes da pesquisa mostraram interesse em compreender o assunto proposto, indicando uma mudança positiva na abordagem de ensino e o sucesso da utilização da oficina pedagógica. A atividades se mostrou eficaz no ensino de citologia e divisão celular, isto pôde ser evidenciado pela associação das estruturas às fases durante a confecção das maquetes e participação nas demais atividades.
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