A DIVISÃO CELULAR NO ENSINO MÉDIO, UM ESTUDO COM OFICINA PEDAGÓGICA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DA REDE FEDERAL DE FLORIANO-PI

Autores/as

  • Victor Hugo Aires IFPI
  • Sabrina Costa da Silva IFPI
  • Keyla Joana Lima da Silva IFPI
  • Michelle Mara de Oliveira Lima IFPI
  • Ana Valéria Borges de Carvalho Melo IFPI

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i4.13695

Palabras clave:

Ensino de Ciências. Materiais Concretos. Oficina Pedagógica. Maquetes. Citologia.

Resumen

Ao examinar o panorama social atual, fica evidente que compreender os conceitos fundamentais das Ciências da Natureza, especialmente de Biologia, é essencial para construir uma sociedade mais justa, sustentável e direcionada para o futuro. Entretanto, o ensino desses conceitos em nosso país enfrenta desafios que requerem a atenção e respostas por parte da comunidade científica. Em especial, é impreterível criar e validar ferramentas e atividades que facilitem o ensino dos princípios básicos dos conceitos de biologia, em particular os relacionados à citologia, com ênfase na compreensão da divisão celular. Dessa forma, este trabalho apresenta como objetivo geral: Identificar as contribuições da oficina pedagógica como ferramenta de abordagem da temática divisão celular com alunos do ensino médio de uma escola da rede federal de Floriano-PI. Para tanto, o percurso metodológico foi pautado na pesquisa qualitativa, por meio de um estudo de caso, tendo como base teórica a etnometodologia e como instrumentos a observação participante e o registro fotográfico. O estudo evidenciou que os alunos participantes da pesquisa mostraram interesse em compreender o assunto proposto, indicando uma mudança positiva na abordagem de ensino e o sucesso da utilização da oficina pedagógica. A atividades se mostrou eficaz no ensino de citologia e divisão celular, isto pôde ser evidenciado pela associação das estruturas às fases durante a confecção das maquetes e participação nas demais atividades.

Biografía del autor/a

Victor Hugo Aires, IFPI

Licenciando em Ciências Biológicas – IFPI, Campus Floriano. 

Sabrina Costa da Silva, IFPI

Licencianda em Ciências Biológicas – IFPI, Campus Floriano. 

Keyla Joana Lima da Silva, IFPI

Licencianda em Ciências – IFPI, Campus Floriano. 

Michelle Mara de Oliveira Lima, IFPI

Mestre em Biologia – IFPI, Campus Floriano. 

Ana Valéria Borges de Carvalho Melo, IFPI

Mestre em Educação – IFPI, Campus Floriano. 

Publicado

2024-04-24

Cómo citar

Aires, V. H., Silva, S. C. da, Silva, K. J. L. da, Lima, M. M. de O., & Melo, A. V. B. de C. (2024). A DIVISÃO CELULAR NO ENSINO MÉDIO, UM ESTUDO COM OFICINA PEDAGÓGICA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DA REDE FEDERAL DE FLORIANO-PI. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(4), 2534–2541. https://doi.org/10.51891/rease.v10i4.13695