A INCUMBÊNCIA DA FAMÍLIA NA EDUCAÇÃO DOS FILHOS E O SEU APRIMORAMENTO NA ESCOLA

Autores/as

  • Manoel de Jesus Bastos Absoulute Christian University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i4.13538

Palabras clave:

Educação. Família. Filhos. Indivíduo. Processo.

Resumen

Diante de uma série de equívocos a respeito do papel educativo, surgiu a inquietação por explicitar tal processo. Afinal, quem deve educar os filhos, a família ou a escola? Por considerar ser a família o primeiro grupo social em que o indivíduo participa, recebendo subsídios para o norteamento da vida, é nela, portanto, que deve receber as primeiras orientações educacionais, ficando a escola, secundariamente, com a incumbência de apenas complementar. Educação e escolarização são processos indissociáveis e dependentes. Quando a família cumpre com o papel educativo dos filhos a escola vai ter menos problemas indisciplinares, avançando ininterruptamente com o processo, evoluindo-o. Muitas famílias parecem desconhecer o dever “educar”, ou simplesmente se esquivam a cumpri-lo, terceirizando-o à escola. Dessa forma, fica evidente   que quando a família não educa, a escola sofre as consequências e termina desempenhando uma tarefa que não é exclusivamente sua. Obviamente, o que se aprende ou o que se deixa de aprender na família refletirá na sociedade, positiva ou negativamente. A Educação é uma prática social que visa o desenvolvimento do ser humano, devendo ser iniciada na família, esmerada na escola e continuada na sociedade.

Biografía del autor/a

Manoel de Jesus Bastos, Absoulute Christian University

Mestre em Ciências da Educação pela Absoulute Christian University. Pós-graduado em Supervisão Escolar pela Faculdade de Teologia Hokemãh – FATEH e Graduado em Normal Superior pela Universidade Estadual do Piauí –UESPI.

Publicado

2024-04-10

Cómo citar

Bastos, M. de J. (2024). A INCUMBÊNCIA DA FAMÍLIA NA EDUCAÇÃO DOS FILHOS E O SEU APRIMORAMENTO NA ESCOLA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(4), 1141–1152. https://doi.org/10.51891/rease.v10i4.13538