INCLUSÃO SOCIAL ATRAVÉS DA ETNOMATEMÁTICA

Autores/as

  • Martinele Marinho de França Sales Veni Creator Christian University
  • Herison Batista de Lima Veni Creator Christian University
  • Maria Pricila Miranda dos Santos Veni Creator Christian University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i4.13494

Palabras clave:

Educação Inclusiva. Educação Matemática. Etnomatemática. Integração.

Resumen

Nossa intenção neste artigo é apresentar alguns aspectos do conhecimento Etnomatemática e Educação inclusiva. Além disso, faz uma abordagem comparativa dos métodos utilizados pelo atual sistema escolar de educação básica. Do ponto de vista metodológico, fundamentamos nossas considerações em estudos teóricos/bibliográficos que enfatizam os conceitos de inclusão e integração. Tais conceitos revelam-se incompatíveis quando analisados, pois a inclusão é importante porque pode proporcionar mudanças significativas na sociedade/escola, para que todas as pessoas com diferentes distúrbios biológico-físicos e sensoriais tenham os mesmos que os humanos, as suas diferenças são respeitadas e apreciadas por todos nestes círculos. Portanto, com base nas diretrizes da educação etnomatemática, recomendamos olhar para a educação/educação matemática/educação inclusiva, cujos princípios básicos são o respeito, a solidariedade, a cooperação, o diálogo simétrico, etc., o que leva principalmente a um repensar da formação de professores.

Biografía del autor/a

Martinele Marinho de França Sales, Veni Creator Christian University

Pós-graduação em Matemática e suas Novas tecnologias, Faculdade de Formação de Professores de Belo Jardim (FABEJA), Mestranda da Veni Creator em Ciências da Educação. 

Herison Batista de Lima, Veni Creator Christian University

Graduação: Licenciatura em Matemática (UNESF), Especialização: Ensino de Ciências e Matemática (UFRPE), Mestrando em Ciência da Educação (Veni Creator). 

Maria Pricila Miranda dos Santos, Veni Creator Christian University

Doutora e mestre em geografia pela UFPE. Atua como professora no IFPE, UFPE, ESUDA e Veni Creator Christian University. Trabalha com as linhas de pesquisas relacionadas às comunidades quilombolas e o estudo do negro em geral e com tecnologias da educação. Autora do livro Conflitos indenitários e territoriais da comunicação quilombola Onze Negras - Cabo de Santo Agostinho.

Publicado

2024-04-08

Cómo citar

Sales, M. M. de F., Lima, H. B. de, & Santos, M. P. M. dos. (2024). INCLUSÃO SOCIAL ATRAVÉS DA ETNOMATEMÁTICA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(4), 759–772. https://doi.org/10.51891/rease.v10i4.13494