INCLUSÃO SOCIAL ATRAVÉS DA ETNOMATEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v10i4.13494Palavras-chave:
Educação Inclusiva. Educação Matemática. Etnomatemática. Integração.Resumo
Nossa intenção neste artigo é apresentar alguns aspectos do conhecimento Etnomatemática e Educação inclusiva. Além disso, faz uma abordagem comparativa dos métodos utilizados pelo atual sistema escolar de educação básica. Do ponto de vista metodológico, fundamentamos nossas considerações em estudos teóricos/bibliográficos que enfatizam os conceitos de inclusão e integração. Tais conceitos revelam-se incompatíveis quando analisados, pois a inclusão é importante porque pode proporcionar mudanças significativas na sociedade/escola, para que todas as pessoas com diferentes distúrbios biológico-físicos e sensoriais tenham os mesmos que os humanos, as suas diferenças são respeitadas e apreciadas por todos nestes círculos. Portanto, com base nas diretrizes da educação etnomatemática, recomendamos olhar para a educação/educação matemática/educação inclusiva, cujos princípios básicos são o respeito, a solidariedade, a cooperação, o diálogo simétrico, etc., o que leva principalmente a um repensar da formação de professores.
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