AURICULOTERAPIA NO TRATAMENTO DA OBESIDADE NA ATENÇÃO BÁSICA

Doi.org/10.29327/211653.5.3-2

Autores/as

  • Sandra Patrícia de Oliveira Vilaça Atenas College University
  • Diógenes José Gusmão Coutinho Atenas College University

Palabras clave:

Atenção Básica. Auriculoterapia. Obesidade- Práticas Integrativas e Complementares.

Resumen

Esse estudo objetivou ampliar o cuidado das pessoas com obesidade que participaram do atendimento coletivo da equipe de matriciamento do Núcleo Ampliado da Saúde da Família na Atenção Básica (NASF-AB), com a inserção das Práticas Integrativas e Complementares no SUS (PICs), utilizando a prática da auriculoterapia como possibilidade terapêutica na Estratégia de Saúde da Família (ESF), essa prática foi aplicada a trinta usuários do serviço de uma Unidade básica de Saúde com diagnóstico de obesidade, que participaram de cinco encontros consecutivos, com abordagem quantitativa e qualitativa, usando pontos reflexos para redução de peso e ansiedade, e como resultado foi a redução do grau de obesidade e intensidade do apetite nos participantes.

Biografía del autor/a

Sandra Patrícia de Oliveira Vilaça, Atenas College University

Graduada em Nutrição, Aluno de Especialização em Pesquisa Avançada pela Faculdade Alpha, Mestrado Internacional pela Atenas College University. E-mail: sp.vil.aca@hotmail.com.

Diógenes José Gusmão Coutinho, Atenas College University

Graduado em Biologia pela UFRPE. Doutor em Biologia pela UFPE. E-mail: alphadiogenes@gmail.com.

Publicado

2020-08-31

Cómo citar

Patrícia de Oliveira Vilaça, S., & José Gusmão Coutinho, D. . (2020). AURICULOTERAPIA NO TRATAMENTO DA OBESIDADE NA ATENÇÃO BÁSICA: Doi.org/10.29327/211653.5.3-2. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 6(8), 73–89. Recuperado a partir de https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/134