ANÁLISE SOBRE A PRÁTICA DA PSICOLOGIA DO AFETO NO CURSO DE PSICOLOGIA DA FACULDADE INTERNACIONAL DA PARAÍBA - FPB

Autores/as

  • Márcia Colaço Ferreira de Melo Faculdade Internacional da Paraíba
  • Fernando Santos do Nascimento Faculdade Internacional da Paraíba
  • Agnaldo Ferreira de Melo Christian Business School - CBS
  • Débora Araújo Leal Instituto Universitário Italiano de Rosário - IUNIR-AR
  • Cristiane Budde Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i3.13394

Palabras clave:

Psicologia. Afeto. Ensino. Aprendizagem.

Resumen

A psicologia é o conjunto de conhecimentos sistemáticos relativos ao fenômeno aos processos mentais, das ações do comportamento do indivíduo e valorizar o ambiente sociocultural como teoria da prática da educação onde três sujeitos, Professores, Estudantes e Saberes mútuos, estão envolvidos. Para isso, o diálogo, através do afeto, é de fundamental relevância, principalmente no que diz respeito à criação do vínculo entre professor e aluno para fluir informações, porque o mesmo favorece a produção do conhecimento de forma interativa, prazerosa e criativa, levando à efetivação da Psicologia do Afeto. O presente estudo teve como objetivo Geral: Analisar a prática da Psicologia do afeto no curso de Bacharelado em Psicologia da Faculdade Internacional da Paraíba - FPB. Para atingir tal propósito, o estudo trouxe como objetivos específicos: Descrever o perfil dos alunos do 6º Período do Curso de Bacharelado em Psicologia da Faculdade Internacional da Paraíba - FPB, identificando se existe a prática da Psicologia do afeto; verificar se a afetividade contribui no Processo de Ensino-aprendizagem dos alunos; identificar as Habilidades que Professor e aluno precisam desenvolver para a construção da Psicologia do Afeto. A pesquisa contou com a participação de 25 acadêmicos do curso de Bacharel em Psicologia que responderam a um questionário semiestruturado com questões norteadoras de caráter objetivas e subjetivas. A partir da análise dos dados ficou evidenciado a predominância do sexo feminino, com 97,5%, e apenas 2,5% do sexo masculino; com relação à faixa etária dos alunos, temos variações, que são de 52% com idades entre 18 e 30 anos, e 48% com idades entre 31 e 53 anos. Quanto ao estado conjugal, obtivemos 60% de casados, 32% de solteiro e 8% de divorciado. Com relação à experiência em sala de aula, 20 % não tem experiência em sala de aula, 60% tem menos de cinco anos de experiência e 20% tem mais de cinco anos de experiência. Ademais, conclui-se que as afetividades com a criação de um vínculo, através do respeito recíproco, são de grande relevância no processo de ensino-aprendizagem. Além disso, também foram expressivos os resultados sobre as habilidades que os sujeitos desse processo, acima citado, precisam ter para a solidificação da Psicologia do Afeto. Ou seja, conhecimento acadêmico e científico, acolhimento, respeito, compreensão, interesse.

Biografía del autor/a

Márcia Colaço Ferreira de Melo, Faculdade Internacional da Paraíba

Discente de Psicologia pela Faculdade Internacional da Paraíba (FPB). 

Fernando Santos do Nascimento, Faculdade Internacional da Paraíba

Ms. Professor da Faculdade Internacional da Paraíba - FPB. 

Agnaldo Ferreira de Melo, Christian Business School - CBS

Doutorando pela Christian Business School - CBS. 

Débora Araújo Leal, Instituto Universitário Italiano de Rosário - IUNIR-AR

Pós-Doutora pelo Instituto Universitário Italiano de Rosário - IUNIR-AR. 

Cristiane Budde, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Dra. em psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC 

Publicado

2024-03-26

Cómo citar

Melo, M. C. F. de, Nascimento, F. S. do, Melo, A. F. de, Leal, D. A., & Budde, C. (2024). ANÁLISE SOBRE A PRÁTICA DA PSICOLOGIA DO AFETO NO CURSO DE PSICOLOGIA DA FACULDADE INTERNACIONAL DA PARAÍBA - FPB. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(3), 2456–2470. https://doi.org/10.51891/rease.v10i3.13394