O PROCESSO FORMATIVO POR MEIO DA PRECEPTORIA EM ENFERMAGEM: RELAÇÕES ENTRE DOCENTE, PRECEPTOR E ESTUDANTE

Autores/as

  • Loianne Curvo Gottardi Belote Universidade do Estado de Mato Grosso
  • Helena Isaura Fernandes Pereira Universidade do Estado de Mato Grosso
  • Râmela Lana Costa Universidade do Estado de Mato Grosso
  • Polliany Aparecida Prestes Marques Universidade do Estado de Mato Grosso
  • Ana Raquel Florindo Mateus Rangel Universidade do Estado de Mato Grosso
  • Rosane Maria Andrade Vasconcelos Universidade do Estado de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v1i3.13306

Palabras clave:

Preceptoria, Educação em Enfermagem, Processos Grupais, Docentes de Enfermagem, Estudante, Estágio supervisionado.

Resumen

A preceptoria em enfermagem é uma prática educativa que envolve a orientação e o acompanhamento dos estudantes nos campos de estágio, por parte dos enfermeiros que atuam nas instituições de saúde. Essa prática visa integrar a teoria e a prática, desenvolver habilidades clínicas e de gestão, e formar profissionais competentes e críticos. A preceptoria em enfermagem implica em relações entre o docente, o preceptor e o estudante, que devem ser pautadas pelo diálogo, pela cooperação, pelo respeito e pela ética. Sendo assim, este estudo teve por objetivo descrever a vivência adquirida pela comissão organizadora de um evento de extensão universitária realizado pela plataforma YouTube acerca da temática supracitada. O evento on line ocorrido em maio de 2023, contou com a participação de cerca de 60 estudantes e comunidade externa, ao qual realizaram inscrição via plataforma institucional da universidade e obtiveram o acesso ao evento da mesma maneira. A abordagem realizada na palestra do evento foi: “O Processo Formativo Por Meio da Preceptoria em Enfermagem: Relação entre docente, preceptor e estudante” e como resultado, obteve sucesso na participação, pois houve interações de maneira dinâmica entre participantes e palestrantes. Assim, observou-se que houve assimilação de conhecimento considerável acerca da temática, por parte dos participantes.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Loianne Curvo Gottardi Belote, Universidade do Estado de Mato Grosso

Râmela Lana Costa, Universidade do Estado de Mato Grosso

Publicado

2025-03-01

Cómo citar

Belote, L. C. G., Pereira, H. I. F., Costa, R. L., Marques, P. A. P., Rangel, A. R. F. M., & Vasconcelos, R. M. A. (2025). O PROCESSO FORMATIVO POR MEIO DA PRECEPTORIA EM ENFERMAGEM: RELAÇÕES ENTRE DOCENTE, PRECEPTOR E ESTUDANTE. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 1(3), 247–256. https://doi.org/10.51891/rease.v1i3.13306