A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO CONTEXTO DA CULTURA DIGITAL E OS DESAFIOS NA EDUCAÇÃO

Autores/as

  • Douglas do Nascimento Reis Faculdade Facuminas
  • Danielle Portela de Almeida Universidade do Estado do Amazonas-UEA
  • Isidro José Bezerra Maciel Fortaleza do Nascimento Universidade de São Paulo-USP
  • Maria do Carmo Bezerra Maciel Bédard Université de Sorbone
  • Renato Duarte Gomes Universidade Estadual da Paraíba-UEPB
  • Alessandro Ramos Carloni Ivy Enber Christian University
  • Elivaldo Francisco dos Anjos Centro Universitário Claretiano-CEUCLAR
  • Carlos Alberto Feitosa dos Santos Universidade Ibirapuera-UNIB

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i3.13125

Palabras clave:

inteligência Artificial. Cultura Digital. Educação.

Resumen

A atualidade tem experimentado uma série de transformações sociais desencadeada pelos avanços tecnológicos que facilitaram a execução de inúmeras atividades cotidianas, tanto nos afazeres domésticos das pessoas em geral quanto na rotina comercial e industrial das organizações. Essas inovações tecnológicas transformaram o mundo, substituíram atividades, potencializaram a criação de novas necessidades e instituíram uma nova era conhecida como “cultura digital” ou cibercultura. É nesse cenário de rápidas mudanças que vários setores tentaram se adaptar para obter os melhores resultados com o uso das ferramentas tecnológicas disponíveis para o avanço de suas atividades. A educação também foi um desses setores. Com a chegada da última geração de ferramentas de inteligência artificial (IA), educadores e instituições de ensino estão em busca de adaptar suas metodologias e abrir novos caminhos em prol do ensino e da aprendizagem. Diante disso, o presente artigo tem como objetivo analisar como as recentes inovações e ferramentas de IA, como os chatbots, podem contribuir para a elaboração de novas metodologias de ensino e aperfeiçoar as já existentes. Para isso, serão revisados estudos científicos publicados nos últimos anos que abordam o tema, analisando as estratégias utilizadas pelos docentes que já fazem uso dessas ferramentas, seus benefícios e limitações no ensino e aprendizagem.

Biografía del autor/a

Douglas do Nascimento Reis, Faculdade Facuminas

Pós-graduado em Neurociências Faculdade Facuminas.

Danielle Portela de Almeida, Universidade do Estado do Amazonas-UEA

Mestre em Educação em Ciências na Amazônia, Universidade do Estado do Amazonas (UEA). 

Isidro José Bezerra Maciel Fortaleza do Nascimento, Universidade de São Paulo-USP

Doutor em Educação Universidade de São Paulo (USP). 

Maria do Carmo Bezerra Maciel Bédard, Université de Sorbone

Pós-doutora em Ciências Sociais Université de Sorbone.

Renato Duarte Gomes, Universidade Estadual da Paraíba-UEPB

Mestre em Ensino de Ciências e Matemática Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

Alessandro Ramos Carloni, Ivy Enber Christian University

Doutorando em Educação Ivy Enber Christian University. 

Elivaldo Francisco dos Anjos, Centro Universitário Claretiano-CEUCLAR

Graduado em Educação Física Centro Universitário Claretiano (CEUCLAR) 

Carlos Alberto Feitosa dos Santos, Universidade Ibirapuera-UNIB

Mestrando em Psicologia Universidade Ibirapuera (UNIB) 

Publicado

2024-03-11

Cómo citar

Reis, D. do N., Almeida, D. P. de, Nascimento, I. J. B. M. F. do, Bédard, M. do C. B. M., Gomes, R. D., Carloni, A. R., … Santos, C. A. F. dos. (2024). A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO CONTEXTO DA CULTURA DIGITAL E OS DESAFIOS NA EDUCAÇÃO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(3), 996–1013. https://doi.org/10.51891/rease.v10i3.13125