RETINOPATIA DIABÉTICA: FATORES DE RISCO E ABORDAGEM MULTIDISCIPLINAR EM PACIENTES DIABÉTICOS

Autores/as

  • Diana Duse Honorato de Farias Universidad Privada del Este Ciudad del Este
  • Brenda Luisa Dias da Silva Universidad Privada del Este Ciudad del Este
  • Bruna de Paula Amaral Universidad Privada del Este Ciudad del Este
  • Danyllo Heron Nunes da Cunha Universidad Privada del Este Ciudad del Este
  • Ethuan Nicolau Vasques da Cunha Universidad Privada del Este Ciudad del Este
  • Fernando Daniel Cohene Cano Universidad Privada del Este Ciudad del Este
  • Juana Bautista Paez Rojas Universidad Privada del Este Ciudad del Este
  • Mateus Martins Korpan Universidad Privada del Este Ciudad del Este
  • Rubens Ary Junior Universidad Privada del Este Ciudad del Este
  • Steve Dylan de Sousa Noleto Universidad Privada del Este Ciudad del Este

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i1.13032

Palabras clave:

Retinopatia Diabética. Diabetes Mellitus. Medicina.

Resumen

Este artigo traz a discussão sobre a diabetes mellitus (DM), que é uma doença metabólica crônica com representatividade exorbitante na população atual. Nesta contribuição abordamos a diabetes como uma das patologias que ocorre dentro de um grupo heterogêneo de distúrbios biológicos, dominando uma complexa rede de fatores, sejam eles genéticos, ambientais e de estilo de vida. O objetivo foi descrever os principais fatores de risco da retinopatia diabética e seus tratamentos clínicos, focando em uma abordagem multidisciplinar. Realizamos como metodologia uma revisão bibliográfica e análise crítica de estudos científicos, com foco em autores que abordaram o contexto histórico do tema, bem como outros escritores que atualizaram o tema. Concluímos que os fatores de risco genéticos, ambientais e de estilo de vida são os mais envolvidos nos pacientes com retinopatia diabética e causam um impacto profundo na qualidade de vida das pessoas. O perfil clínico típico do paciente com retinopatia diabética manifesta-se por uma longa história de diabetes. O diagnóstico tardio da diabetes pode levar a um atraso significativo no início do tratamento. Este artigo reconhece a importância do tratamento multidisciplinar ao paciente diabético que garanta uma abordagem holística do cuidado e uma atenção mais completa.

Biografía del autor/a

Diana Duse Honorato de Farias, Universidad Privada del Este Ciudad del Este

Médica formada pela Universidad Privada del Este Ciudad del Este - PY.

Brenda Luisa Dias da Silva, Universidad Privada del Este Ciudad del Este

Graduanda de medicina, Universidad Privada del Este Ciudad del Este- PY.

Bruna de Paula Amaral, Universidad Privada del Este Ciudad del Este

Graduanda de medicina, Universidad Privada del Este Ciudad del Este - PY.

Danyllo Heron Nunes da Cunha, Universidad Privada del Este Ciudad del Este

Graduando de medicina, Universidad Privada del Este Ciudad del Este – PY  

Ethuan Nicolau Vasques da Cunha, Universidad Privada del Este Ciudad del Este

Graduando de medicina, Universidad Privada del Este Ciudad del Este - PY, 

Fernando Daniel Cohene Cano, Universidad Privada del Este Ciudad del Este

Graduando de medicina, Universidad Privada del Este Ciudad del Este -PY.

Juana Bautista Paez Rojas, Universidad Privada del Este Ciudad del Este

Graduanda de medicina, Universidad Privada del Este Ciudad del Este - PY.

Mateus Martins Korpan, Universidad Privada del Este Ciudad del Este

Graduando de medicina, Universidad Privada del Este Ciudad del Este - PY.

Rubens Ary Junior, Universidad Privada del Este Ciudad del Este

Graduando de medicina, Universidad Privada del Este Ciudad del Este - PY.

Steve Dylan de Sousa Noleto, Universidad Privada del Este Ciudad del Este

Graduando de medicina, Universidad Privada del Este Ciudad del Este - PY.

Publicado

2024-02-22

Cómo citar

Farias, D. D. H. de, Silva, B. L. D. da, Amaral, B. de P., Cunha, D. H. N. da, Cunha, E. N. V. da, Cano, F. D. C., … Noleto, S. D. de S. (2024). RETINOPATIA DIABÉTICA: FATORES DE RISCO E ABORDAGEM MULTIDISCIPLINAR EM PACIENTES DIABÉTICOS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(1), 1414–1430. https://doi.org/10.51891/rease.v10i1.13032