EXPLORANDO O POTENCIAL TRANSFORMADOR DA METABOLÔMICA PERSONALIZADA NA OSTEOGÊNESE IMPERFEITA

Autores/as

  • Maria Eduarda Ferreira de Carvalho EMESCAM
  • Vitória Neves Binda EMESCAM
  • Vinícius Côgo Destefani DynMolLab
  • Afrânio Côgo Destefani Professor Universitário. Associação Santa Marcelina - ASM

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i1.13024

Palabras clave:

Osteogênese Imperfeita. Metabolômica. Colágeno. Biomarcadores.

Resumen

 O artigo científico aborda a importância da metabolômica como uma ferramenta essencial na pesquisa biomédica, destacando seu papel na ampliação do conhecimento molecular sobre doenças e no avanço da medicina personalizada. A metabolômica personalizada é reconhecida por seu potencial significativo em melhorar a assistência à saúde, identificando biomarcadores, alvos terapêuticos e compreendendo variações na resposta e metabolismo de medicamentos. O estudo ressalta a relevância da metabolômica na pesquisa biomédica, especialmente no contexto da Osteogênese Imperfeita (OI). Reconhecendo a capacidade da metabolômica personalizada de ampliar o conhecimento molecular sobre a OI, identificando metabólitos específicos, potenciais biomarcadores e alvos terapêuticos para essa condição genética rara, o estudo destaca, também, a necessidade de superar desafios, como a padronização de protocolos e a complexidade da análise de dados, enfatizando a importância da colaboração entre cientistas, profissionais médicos e pacientes para traduzir essas descobertas em práticas clínicas eficazes no manejo da OI.

Biografía del autor/a

Maria Eduarda Ferreira de Carvalho, EMESCAM

Acadêmico do curso de Medicina da Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitoria - EMESCAM. Membro aspirante da liga acadêmica de Raciocínio Clínico - LIRAC. Estudante de Iniciação Científica do Laboratório de Modelagem e Dinâmica Molecular - DynMolLab.

Vitória Neves Binda, EMESCAM

Acadêmica do curso de Medicina da Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória - EMESCAM. Membro da diretoria da Liga Acadêmica de Anatomia Aplicada - VESALII. Possui certificado de proficiência em inglês de nível CEFR C1, após aprovação no exame de proficiência expedido pela Universidade de Cambridge. Estudante de Iniciação Científica do Laboratório de Modelagem e Dinâmica Molecular - DynMolLab.

Vinícius Côgo Destefani, DynMolLab

Possui graduação em medicina pela Universidade Federal do Espírito Santo (2011). Residência Médica em Pediatria pelo HC-FMUSP com titulação pela Sociedade Brasileira de Pediatria. Residência em Cardiologia Pediátrica pelo Instituto Dante Pazzanese com titulação pela Sociedade Brasileira de Cardiologia. Fellowship em Hemodinâmica e Intervenção em Cardiopatias Congênitas pelo Instituto Dante Pazzanese. Formação em Produtos Digitais Médicos, com certificação Internacional pela Scrum.org em Professional Product Owner. Na Sanar é desenvolvedor de Novos Negócios Médicos, Coordenador Médico para Programas de Educação Continuada em Medicina e Curador Médica de redes sociais com mais de 2 milhões de visualizações/mês. Pesquisador Associado do Laboratório de Modelagem e Dinâmica Molecular - DynMolLab.

Afrânio Côgo Destefani, Professor Universitário. Associação Santa Marcelina - ASM

Doutor em Biotecnologia pela UFES (2018); Mestre em Biotecnologia pela UFES (2010); Especialista em Biologia Celular e Citologia Clínica pela UFES (2007) e Especialista em Bioquímica pela EMESCAM ( 2005); Graduado em Farmácia pela EMESCAM (2004). Docente na Faculdade de Ciências Biomédicas do Espírito Santo - PIOXII desde 2008; Docente da EMESCAM desde 2015; Docente/Consultoria da SANAR Saúde desde 2020. Tem experiência na área de Bioquímica, com ênfase em Biologia Molecular, Gestão Laboratorial e Bioengenharia Tecidual. Coordenador do Laboratório de Modelagem e Dinâmica Molecular DynMolLab.

Publicado

2024-02-21

Cómo citar

Carvalho, M. E. F. de, Binda, V. N., Destefani, V. C., & Destefani, A. C. (2024). EXPLORANDO O POTENCIAL TRANSFORMADOR DA METABOLÔMICA PERSONALIZADA NA OSTEOGÊNESE IMPERFEITA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(1), 1337–1360. https://doi.org/10.51891/rease.v10i1.13024