EDUCAÇÃO EM VALORES E DESENVOLVIMENTO MORAL: REFLEXÕES SOBRE O “OUTRO” NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores/as

  • Andrea Christina Wolfsohn Universidade Metodista de São Paulo
  • Marcelo Furlin Universidade Metodista de São Paulo
  • Denise D'Aurea-Tardeli Universidade Santa Cecília de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i1.13018

Palabras clave:

Educação em Direitos Humanos. Dignidade humana. Valores. Educação baseada em projetos.

Resumen

Estuda-se a educação em direitos humanos, a educação em valores e seus desdobramentos para o desenvolvimento moral a fim de se refletir sobre o “outro” a partir de livros de literatura infanto-juvenil nos anos iniciais do Ensino Fundamental numa escola municipal em Santos. Os objetivos deste artigo são: refletir sobre a educação em valores, a educação em Direitos Humanos, o desenvolvimento moral da criança e como ele se desenvolve num projeto pautado em livros infanto-juvenis que abordam a questão do outro. Trata-se de uma pesquisa narrativa, pois optou-se por narrar o desenvolvimento de um projeto de Educação em Valores e Direitos Humanos nos anos iniciais do Ensino Fundamental a partir de uma sequência didática com livros da literatura infanto-juvenil com o objetivo de trabalhar Educação em Direitos Humanos, Desenvolvimento Moral e a reflexão sobre o outro. Os resultados demonstraram que a escolha dos livros não foi neutra, uma vez que os autores escolhidos são partícipes de momentos de guerra, onde a intolerância com o outro é frequente, porém a resiliência que eles apresentam traz à tona uma reflexão sobre o outro que pode ser trabalhada com as crianças. A sequência didática escolhida demonstrou que a participação nas rodas de conversa, nos pequenos textos e produções gráficas dos alunos se refletia na compreensão das dimensões do outro, das diferenças e da diversidade que precisa de respeito e de tratamento digno. Estimulou-se a cooperação, o diálogo e as diferentes opiniões surgidas em meio às rodas de conversa. Concluiu-se que a educação em valores encoraja as crianças a considerarem as coisas que as sustentam e, por sua vez, o seu lugar e o seu espaço; que desenvolver o raciocínio crítico é vital, afinal existem muitos outros que necessitam de novos olhares e precisam ser tratados com dignidade.

Biografía del autor/a

Andrea Christina Wolfsohn, Universidade Metodista de São Paulo

Doutoranda em Educação pela Universidade Metodista de São Paulo. Mestre em Educação pela Universidade Metodista de São Paulo e Professora Estatutária de Educação Básica I da Prefeitura Municipal de Santos. Lattes: http://lattes.cnpq.br/7348043792088449. 

Marcelo Furlin, Universidade Metodista de São Paulo

Doutor em Letras pela Universidade de São Paulo - USP Docente na Universidade Metodista de São Paulo. Lattes: http://lattes.cnpq.br/9664496095494377.

Denise D'Aurea-Tardeli, Universidade Santa Cecília de São Paulo

Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo – USP Docente na Universidade Santa Cecília de Santos. Lattes: http://lattes.cnpq.br/1273522326198021.

Publicado

2024-02-20

Cómo citar

Wolfsohn, A. C., Furlin, M., & D’Aurea-Tardeli, D. (2024). EDUCAÇÃO EM VALORES E DESENVOLVIMENTO MORAL: REFLEXÕES SOBRE O “OUTRO” NO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(1), 1252–1275. https://doi.org/10.51891/rease.v10i1.13018