ANÁLISE DE REPOSITÓRIOS DE OBJETOS EDUCACIONAIS NO BRASIL EM TEMPOS DE PANDEMIA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i1.12977

Palabras clave:

Ensino remoto emergencial. Pandemia. Repositórios de recursos educacionais.

Resumen

Este estudo aborda a resposta educacional à pandemia no Brasil. A Portaria n° 188 de 2020 decretou emergência de saúde pública, levando à suspensão das aulas presenciais. Medidas do MEC e autoridades estaduais permitiram o ensino remoto emergencial (ERE), diferente do ensino a distância (EAD), adaptado temporariamente. Estratégias de ERE incluíram aulas online, transmissões via TV e plataformas digitais. O papel do professor é crucial na transformação da informação em conhecimento, guiando os alunos na aprendizagem online. O uso de quadrinhos e leitura foi relevante, dadas as mudanças nos hábitos impulsionados pela internet e whatsApp. A pesquisa focou em repositórios de objetos educacionais, mapeando-os antes e durante a pandemia, fornecendo ferramentas essenciais aos professores na adaptação ao novo cenário educacional.

Biografía del autor/a

Deniza Pereira de Souza Santos, Universidad Del Sol UNADES-

Mestre em Ciências da Educação pela Universidad Del Sol UNADES-PARAGUAY. Possui graduação em Letras - Português pela Universidade Federal de Goiás (2003). Atualmente é professora do Colégio Estadual Previsto de Morais. Tem experiência na área de Letras com ênfase em Língua Portuguesa. Pós-Graduação Lato Sensu em Metodologias do ensino da Língua Portuguesa e Literatura na Educação Básica (2022) pela Universidade Pitágoras Unopar Anhanguera. Orcid: https://orcid.org/0009-0008-7277-0852. 

Maria Célia da Silva Gonçalves, Universidade Católica de Brasília- UCB

Pós-doutorado em Educação pela PUC-GO, Universidade Católica de Brasília- (UCB) e Universidade Autônoma de Madrid-UAM. Estágio Pós-doutoral em Economic History Departmentof Law, Economics, Management and Quantitative Methods-DEMM da Universitàdegli Studi Del Sannio – UNISANNIO (Benevento, Italy). Visiting Professor da Universitàdegli Studi Del Sannio - UNISANNIO. Pós-doutoranda em História pela Universidade de Évora. Escola de Ciências Sociais e CIDEHUS/Universidade de Évora. Doutora em Sociologia e Mestre em História pela Universidade de Brasília – (UnB). Orcid: https://orcid.org/0000-0002-5449-6916. 

Publicado

2024-02-15

Cómo citar

Santos, D. P. de S., & Gonçalves, M. C. da S. (2024). ANÁLISE DE REPOSITÓRIOS DE OBJETOS EDUCACIONAIS NO BRASIL EM TEMPOS DE PANDEMIA . Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(1), 925–949. https://doi.org/10.51891/rease.v10i1.12977