OS VIESES DA EVOLUÇÃO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA NO BRASIL E OS SEUS MEANDROS
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v10i1.12961Palabras clave:
Evolução. Educação de Jovens e Adultos. Metodologia. Aprendizagem.Resumen
Partindo-se da premissa de que a alfabetização não é apenas um ato mecânico que visa à memorização de letras e números em prol de um sentido e construção de frases, mas sim o aprimoramento do aprendizado em consonância ao conhecimento de mundo do aluno, o presente trabalho tem como objetivo apresentar o percurso da evolução da política pública Educação de Jovens e Adultos - EJA no Brasil, o qual foi se desenhando em meados do século XX com a Lei Rocha Vaz que criou várias escolas noturnas, bem como apresentar os perfis que fazem parte do programa, a importância de se adotar novos métodos de avaliação, além da tradicional nota proferida numa prova, assim como não infantilizar o aprendizado dos jovens e adultos de modo a valorizar os conhecimentos trazidos pelos educandos. Neste sentido, acredita-se que a o processo de ensino-aprendizagem deste público deve partir da realidade da qual os educando fazem parte. Logo, para a elaboração do estudo em tela, realizou-se uma pesquisa de cunho bibliográfico com vistas a evidenciar a trajetória evolutiva da política pública EJA no Brasil e a sua relevância justifica-se em razão de apresentar subsídios acerca da importância de se adotarem novas metodologias de ensino para ministrar os conteúdos da grade curricular em prol de uma aprendizagem significativa e para que não haja a demasiada evasão de alunos.
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