NOTAS SOBRE POLÍTICAS EDUCACIONAIS E GLOBALIZAÇÃO

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i1.12933

Palabras clave:

Políticas educacionais. Globalização. Avaliação em larga escala.

Resumen

O presente estudo trata-se de um ensaio de caráter bibliográfico concebido no âmbito de disciplina em nível de pós-graduação stricto sensu. Com o objetivo de abordar criticamente as políticas educacionais, buscou-se destacar o entrelaçamento entre as políticas educacionais e o fenômeno da globalização. Inicialmente, o texto aborda uma definição do conceito de globalização como um fenômeno originalmente econômico, mas com implicações políticas, sociais e culturais, proporcionando uma análise abrangente do fenômeno. O trabalho também destaca os desafios educacionais impostos por este processo de globalização, destacando a influência exercida por organismos internacionais, como o Banco Mundial, nas tomadas de decisões dos Estados e sua aderência a avaliações em larga escala, como o Pisa e a Prova Brasil.

Biografía del autor/a

Rodolfo Alves de Macedo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo- PUC-SP

Mestrando em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Especialista em Cultura e Educação pela Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso Brasil), Sociologia e Ensino de Sociologia pelo Claretiano Centro Universitário e Psicopedagogia Educacional pela Universidade Anhembi Morumbi. Graduado em Pedagogia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Publicado

2024-02-15

Cómo citar

Macedo, R. A. de. (2024). NOTAS SOBRE POLÍTICAS EDUCACIONAIS E GLOBALIZAÇÃO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(1), 801–805. https://doi.org/10.51891/rease.v10i1.12933