PERSPECTIVAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA PARA ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO MÉDIO: O ESTADO DA ARTE NO PERÍODO DE (2013-2023)

Autores/as

  • André Cristovão Sousa Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de São José do Rio Pardo
  • Mariana Aparecida Caniatto Universidade Estadual de Maringá- UEM
  • Mateus Martins Viudes Universidade Federal do Paraná- UFPR
  • Sérgio Felipe Abreu de Britto Bastos Instituto Federal de Minas Gerais- IFMG
  • Midiã Cozendey Pitta Goulart de Alcantara Universidade Federal Fluminense- UFF
  • Tulio Sérvio José da Silva Instituto Federal do Paraná- IFPR
  • Margarete do Rocio Rodrigues Professora do Instituto Catarinense- IFC

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i1.12924

Palabras clave:

Ensino de matemática;Ensino Médio;Educação especial;Inclusão;Estado da arte.

Resumen

Ao investigar pesquisas e práticas educacionais recentes, buscamos identificar não apenas avanços, mas também os desafios superados e novas perspectivas que possam contribuir de maneira significativa para o futuro do ensino inclusivo, sob a ótica da Educação Inclusiva. Este artigo visa realizar uma análise das tendências da última década no ensino de matemática para alunos portadores de necessidades especiais no ensino médio, abrangendo o período de 2013 a 2023. A abordagem metodológica deste estudo centra-se numa pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo. De acordo com a pesquisa realizada na BDTD, foram selecionadas oito dissertações de mestrado que compuseram as discussões deste estudo. Considera-se que houve um grande silenciamento de pesquisas sobre as temáticas da educação especial, haja vista que 87,5% das pesquisas encontradas abordam somente a relação entre o ensino de matemática e a deficiência visual.

Biografía del autor/a

André Cristovão Sousa, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de São José do Rio Pardo

Mestre em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Docente na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de São José do Rio Pardo. 

Mariana Aparecida Caniatto, Universidade Estadual de Maringá- UEM

Doutora em Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Docente da  Educação Básica. 

Mateus Martins Viudes, Universidade Federal do Paraná- UFPR

Mestre em Educação: Teoria e Prática de Ensino pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Docente da  Educação Básica.

Sérgio Felipe Abreu de Britto Bastos, Instituto Federal de Minas Gerais- IFMG

Doutorando em Estatística pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professor do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG). 

Midiã Cozendey Pitta Goulart de Alcantara, Universidade Federal Fluminense- UFF

Mestranda em Matemática, Universidade Federal Fluminense (UFF).  Docente da Educação Básica em Maricá (RJ). 

Tulio Sérvio José da Silva, Instituto Federal do Paraná- IFPR

Mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professor do Instituto Federal do Paraná (IFPR). 

Margarete do Rocio Rodrigues, Professora do Instituto Catarinense- IFC

Mestre em Ensino de Ciência e Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Professora do Instituto Catarinense (IFC). 

Publicado

2024-02-10

Cómo citar

Sousa, A. C., Caniatto, M. A., Viudes, M. M., Bastos, S. F. A. de B., Alcantara, M. C. P. G. de, Silva, T. S. J. da, & Rodrigues, M. do R. (2024). PERSPECTIVAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA PARA ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO MÉDIO: O ESTADO DA ARTE NO PERÍODO DE (2013-2023). Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(1), 721–731. https://doi.org/10.51891/rease.v10i1.12924