LITERATURA DE CORDEL: A POESIA POPULAR PEDE PASSAGEM PARA SALA DE AULA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v10i1.12917Palabras clave:
Literatura de cordel. Patrimônio histórico. Práticas pedagógicas. Letramento Literário.Resumen
A literatura de cordel chegou ao Brasil através dos portugueses, sendo fortemente desenvolvida no sertão do Nordeste. O cordel, também conhecido como “poesia do povo", é uma narrativa escrita por cordelistas que contam, por meio de versos, histórias com riquezas de detalhes. A literatura de cordel foi por muito tempo marginalizada, inclusive nos meios acadêmicos, dada a sua origem e escrita popular. Assim, o objetivo dessa iniciação científica consiste em conscientizar sobre a necessidade de inserção da Literatura de Cordel em sala de aula, identificando práticas pedagógicas que contribuam para o fortalecimento da cultura, sobretudo a nordestina. A fundamentação teórica tem respaldo em legislações, bem como em autores: Marco Haurélio (2012), Laís Santos Honorário (2022) que contribuíram significativamente para o desenvolvimento da pesquisa. Como metodologia de trabalho foram utilizadas fontes bibliográficas pesquisadas nos seguintes repositórios: Livros, Legislações, Google Acadêmico e Capes. Ao concluir a pesquisa, evidenciou-se que a incorporação do cordel no letramento literário em sala de aula poder proporcionar uma experiência única de imersão nas tradições culturais brasileiras, enriquecendo as habilidades linguísticas como leitura, escrita, o pensamento crítico, reflexivo, além de fortalecer a identidade cultural do país.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Categorías
Licencia
Atribuição CC BY