LITERATURA DE CORDEL: A POESIA POPULAR PEDE PASSAGEM PARA SALA DE AULA

Autores/as

  • Vanusa Alves Rodrigues Focus
  • Lilian Moura Toyota UNIFESP

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i1.12917

Palabras clave:

Literatura de cordel. Patrimônio histórico. Práticas pedagógicas. Letramento Literário.

Resumen

A literatura de cordel chegou ao Brasil através dos portugueses, sendo fortemente desenvolvida no sertão do Nordeste. O cordel, também  conhecido como “poesia do povo", é uma narrativa escrita por cordelistas que contam, por meio de versos, histórias com riquezas de detalhes. A literatura de cordel foi por muito tempo marginalizada, inclusive nos meios acadêmicos, dada a sua origem e escrita popular. Assim, o objetivo dessa iniciação científica consiste em conscientizar sobre a necessidade de inserção da Literatura de Cordel em sala de aula,  identificando práticas pedagógicas que contribuam para o fortalecimento da cultura, sobretudo a nordestina. A fundamentação teórica tem respaldo em legislações, bem como em autores: Marco Haurélio (2012), Laís Santos Honorário (2022) que contribuíram significativamente para o desenvolvimento da pesquisa. Como metodologia de trabalho foram utilizadas fontes bibliográficas pesquisadas nos seguintes repositórios: Livros, Legislações, Google Acadêmico e Capes. Ao concluir a pesquisa, evidenciou-se que a incorporação do cordel no letramento literário em sala de aula poder proporcionar uma experiência única de imersão nas tradições culturais brasileiras, enriquecendo as habilidades linguísticas como leitura, escrita, o pensamento crítico, reflexivo, além de fortalecer a identidade cultural do país.

Biografía del autor/a

Vanusa Alves Rodrigues, Focus

Graduanda em Licenciatura em Letras pelo Centro Universitário das Américas (FAM). Graduada em Administração de Empresas pela Faculdade Unidade de Suzano (2013). Pós-graduação em Gestão Pública pela UNIFESP (2019) e pós-graduação em Gestão Escolar pela Faculdade Focus (2022).

Lilian Moura Toyota, UNIFESP

Orientadora: Graduada em Letras - Licenciatura Plena em Língua Portuguesa e Inglesa pelo Centro Universitário São Camilo (2005) e Pedagogia pelo Centro Universitário FAM (2021). Especialista na área de Língua Portuguesa, pela PUC/SP (2007), Psicopedagogia Educacional, pelo Centro Universitário FAM (2020) e África e suas Diásporas, pela UNIFESP (2022). Mestre em Letras pela UNIFESP (2017).

Publicado

2024-02-07

Cómo citar

Rodrigues, V. A., & Toyota, L. M. (2024). LITERATURA DE CORDEL: A POESIA POPULAR PEDE PASSAGEM PARA SALA DE AULA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(1), 522–541. https://doi.org/10.51891/rease.v10i1.12917