A CULTURA POPULAR COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v10i1.12902Palabras clave:
Cultura Popular. Práticas pedagógicas. Educação Básica. Processos de Ensino e Aprendizagem.Resumen
Reconhecendo que os espaços escolares são campos de expressões diversas dos sujeitos, estes ambientes podem contribuir para o despertar do interesse, da participação e da aprendizagem dos educandos a partir das experiências culturais que lhes circundam. Este estudo tem como objetivo discutir sobre as possibilidades da utilização da cultura popular como estratégia pedagógica nos processos de ensino e de aprendizagem. Trata-se de uma pesquisa social, com abordagem qualitativa, pautada nas teorias dos Estudos Culturais em Educação, realizada através da observação do projeto intitulado São João do Nordeste, aplicado nas turmas dos anos iniciais do ensino fundamental, em uma escola da Rede Pública Municipal de Educação de São Luís, no estado do Maranhão. Foi verificada que a interlocução da cultura popular e as práticas pedagógicas se institui como uma estratégia educativa enriquecedora e alinhada com os princípios e diretrizes da legislação educacional brasileira vigente. Considerou-se como fundamental ao protagonismo dos alunos, um olhar para a pluralidade da escola e empenho na sensibilização de toda comunidade escolar diante de propostas que tematizem a cultura popular.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Categorías
Licencia
Atribuição CC BY