POPULAR CULTURE AS A PEDAGOGICAL STRATEGY ON THE STAGE OF BASIC EDUCATION

Authors

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i1.12902

Keywords:

Cultura Popular. Práticas pedagógicas. Educação Básica. Processos de Ensino e Aprendizagem.

Abstract

Recognizing that school spaces are fields of diverse expressions of subjects, these environments can contribute to the awakening of interest, participation and learning of students based on the cultural experiences that surround them. This study aims to discuss the possibilities of using popular culture as a pedagogical strategy in teaching and learning processes. This is a social research project with a qualitative approach, based on the theories of Cultural Studies in Education. It was carried out by observing the project entitled São João do Nordeste, which was applied to classes in the early years of primary education at a school in the São Luís Municipal Public Education Network, in the state of Maranhão. The interlocution between popular culture and pedagogical practices was found to be an enriching educational strategy, in line with the principles and guidelines of current Brazilian educational legislation. The students' protagonism, a focus on the plurality of the school and a commitment to sensitizing the entire school community to proposals that thematize popular culture were considered fundamental.

 

Author Biographies

Rosândrea Maria Lopes Melo, Universidade Estadual do Maranhão- UEMA

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Maranhão (2006). Bacharel em Turismo pela Universidade Federal do Maranhão (2007). Especialista em Orientação Educacional, Supervisão e Gestão Escolar pela Faculdade Santa Fé (2007). Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Maranhão (PPGE-UEMA) (2022). Membro do Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências, Saúde e Sexualidade (GP-ENCEX). Atualmente, desenvolve pesquisa na área das Relações Étnico-Raciais, com ênfase no processo de alfabetização, currículo, formação de professores e embasamentos legais. Professora alfabetizadora do Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de São Luís.

Lindalva do Remedio Oliveira Cerqueira, Universidade Estadual do Maranhão- UEMA

Licenciada em Pedagogia, com habilitação em gestão escolar, pela Universidade Ceuma (UNICEUMA), Especialista em Psicopedagogia pela Faculdade Santa Fé (FSF); Tutora em EAD, pela UEMA; Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Maranhão (PPGE/UEMA), na linha de pesquisa Formação de Professores e Práticas Educativas; Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas Política e Gestão da Educação, Formação de Professores, Profissionalização e Trabalho Docente (GEPGEFOP/UEMA); Desde 1990 atua nos vários segmentos da educação (privada e pública); Atualmente é Professora da Educação Básica da Secretaria Municipal de Ensino de São Luís (SEMED) e pesquisa sobre a alfabetização na perspectiva do letramento, com ênfase nos anos iniciais do ensino fundamental.

Jarlisse Nina Beserra da Silva, Universidade Estadual do Maranhão- UEMA

Mestra em Educação Inclusiva pelo do Programa de Mestrado Profissional em Educação Inclusiva (PROFEI) da Universidade EStadual do Maranhão ( UEMA). Especialista em Arte , mídia e educação pelo Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA). Bacharela em Serviço Social pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). É professora efetiva da Secretaria Municipal de Educação de São luís desde 2008. Tem vasta experiência na área de Educação Básica, com ênfase na Educação Infantil. Membro do Grupo de Pesquisa GP- ENCEX . Pesquisa e desenvolve ações educativas relacionadas à educação, inclusão e diversidade.

Published

2024-02-06

How to Cite

Melo, R. M. L., do Remedio Oliveira Cerqueira, L., & Nina Beserra da Silva, J. (2024). POPULAR CULTURE AS A PEDAGOGICAL STRATEGY ON THE STAGE OF BASIC EDUCATION. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(1), 359–371. https://doi.org/10.51891/rease.v10i1.12902