LEITURA: CONCEPÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS PARA ABORDAGEM NO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores/as

  • Tiago Soares Vieira Universidade do Estado do Rio Grande do Norte- UERN
  • José Paulo Costa Diniz Universidade Federal de Campina Grande-UFCG
  • Franciédina Aparecida Soares Vieira Universidade Dom Alberto
  • Danielly de Lima Pimenta Faveni
  • Kátia Beatriz Vieira Carneiro FIP
  • Vitória Carolina da Silva Soares Universidade Estadual da Parnaíba-UEPB

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i1.12887

Palabras clave:

Falta de incentivo. Estratégias. Ensino.

Resumen

Em dias hodiernos, respira-se no modelo educacional os ares construtivistas, cuja perspectiva acredita que o conhecimento científico bem como desenvolvimento crítico, social e cidadão devem andar lado a lado, por isso, torna-se relevante observarmos as metodologias que tem fundamentado as práticas dos professores, em especial, no 5º ano do ensino fundamental, visto que é a base de toda a carreira acadêmica dos discentes. Tendo em vista esses pressupostos, a presente pesquisa objetiva apresentar concepções teóricas acerca do conceito, aspectos e relevância da leitura, com vistas a apresentar estratégias que podem auxiliar educadores no desenvolver dessa atividade. Para isso, realizamos uma pesquisa de caráter bibliográfico tendo por base, principalmente, as concepções apresentadas nos PCN´s de Língua Portuguesa para os primeiros ciclos (BRASIL, Parâmetros Curriculares Nacionais, 1997), Antunes (2003), Solé (1998). A partir da realização da presente pesquisa tornou-se perceptível que o ensino de leitura apresenta alguns pontos a serem repensados e aperfeiçoados, esses abarcam desde o seu conceito (pois é raso e limita essa atividade a apenas um reconhecimento de signos ou esteriorização oral de textos escritos) às estratégias utilizadas pelos docentes (constituem-se, em grande maioria, de forma monótona, não desenvolvendo o prazer dos alunos pelo ato de ler, utilizando a atividade apenas como base para exercícios de gramática ou atividades avaliativas).

Biografía del autor/a

Tiago Soares Vieira, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte- UERN

Mestre em Letras pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Especialista em Psicopedagogia pela Pós-Fip e em Gestão Educacional pela Universidade Dom Alberto. Graduado em Letra português pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e Pedagogia pelo Instituto São Judas Tadeu (INSESJTD).

José Paulo Costa Diniz, Universidade Federal de Campina Grande-UFCG

Licenciado em Pedagogia, Graduado em Ciências Agrárias, e Bacharel em Agronomia pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Horticultura Tropical (PPGHT) pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

Franciédina Aparecida Soares Vieira, Universidade Dom Alberto

Especialista em Psicopedagogia pela Pós-Fip e em Gestão Educacional pela Universidade Dom Alberto. Graduada em Letras/Português pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e Pedagogia pela Faculdade Entre Rios do Piauí (FAERPI).

Danielly de Lima Pimenta, Faveni

Especialista em Psicopedagogia Institucional e Clínica pela Faveni e Graduanda em Letras Português/Inglês pela Faveni. Graduada em Pedagogia pela Faculdade Maciço de Baturité (FMB). Graduada em Letras/Português pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). 

Kátia Beatriz Vieira Carneiro, FIP

 Especializanda em Neuropsicopedagogia pela Pós - FIP. Graduanda em Letras Português pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e Pedagogia pela Faveni.

Vitória Carolina da Silva Soares, Universidade Estadual da Parnaíba-UEPB

Bacharel em Agronomia pela Universidade Estadual da Parnaíba (UEPB).

Publicado

2024-01-31

Cómo citar

Vieira, T. S., Diniz, J. P. C., Vieira, F. A. S., Pimenta, D. de L., Carneiro, K. B. V., & Soares, V. C. da S. (2024). LEITURA: CONCEPÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS PARA ABORDAGEM NO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL . Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(1), 55–67. https://doi.org/10.51891/rease.v10i1.12887