PESQUISA SOBRE REFORMA CURRICULAR BASEADA NAS COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS DOS ALUNOS NO BRASIL

Autores/as

  • Otávio Barduzzi Rodrigues da Costa Universidade Presbiteriana Mackenzie

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i1.12883

Palabras clave:

Educação. Currículo. Ensino público.

Resumen

As competências essenciais têm sido um tema quente na educação mundial nos últimos anos. Os países propuseram as suas próprias competências essenciais e construíram sistemas curriculares educativos baseados nelas. A educação básica do Brasil mostra as características de “o público é fraco e o privado é forte”, e a qualidade da educação nas escolas primárias e secundárias privadas é muito melhor do que nas escolas primárias e secundárias públicas. A educação pública na etapa da educação básica no Brasil não consegue atender às necessidades educacionais das pessoas de média e alta renda, fazendo com que, quando podem, abandonem o sistema de ensino público e busquem o ensino privado. Através da revisão bibliográfica esse artigo vai tecer reflexões sobre tal situação.

Biografía del autor/a

Otávio Barduzzi Rodrigues da Costa, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Doutorando em Educação, Arte e História da Cultura — Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Publicado

2024-01-31

Cómo citar

Costa, O. B. R. da. (2024). PESQUISA SOBRE REFORMA CURRICULAR BASEADA NAS COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS DOS ALUNOS NO BRASIL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(1), 01–17. https://doi.org/10.51891/rease.v10i1.12883