A DIETA CETOGÊNICA NO CONTROLE DA EPILEPSIA REFRATÁRIA NA POPULAÇÃO PEDIÁTRICA: UMA REVISÃO

Autores/as

  • Ana Luiza Afonso de Araujo Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória – EMESCAM
  • Carolina Izoton Sadovsky Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória – EMESCAM
  • Letícia Ricardino Almeida e Silva Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória – EMESCAM
  • Tania Mara Perini Dillem Rosa Universidade Federal do Espírito Santo
  • Afrânio Côgo Destefani UFES

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i11.12699

Palabras clave:

Epilepsia resistente a medicamentos. Dieta cetogênica. Crianças.

Resumen

Introdução: A redução da função inibitória cerebral na infância pode levar a distúrbios neurológicos como a epilepsia, sendo a dieta cetogênica debatida como uma terapia que reduz as crises epiléticas e melhora a qualidade de vida, apesar dos desafios de adesão. Objetivos: O estudo visou avaliar a eficácia da dieta cetogênica no controle da epilepsia refratária em crianças. Métodos: Foi realizada uma revisão bibliográfica utilizando artigos da base de dados PubMed, utilizando os descritores "drug resistant epilepsy" AND "ketogenic diet". A seleção final abrangeu artigos que abordassem a população pediátrica. Resultados: A dieta cetogênica demonstra eficácia abrangente na melhora de manifestações clínicas e no desenvolvimento neurocognitivo, apesar de efeitos adversos transitórios. A adesão é limitada por falta de suporte, restrições dietéticas e desafios culturais na adaptação da terapia. Conclusão: O estudo realça a dieta cetogênica como uma terapia promissora para a epilepsia refratária em pacientes pediátricos, todavia, ressalta a necessidade de investigações mais aprofundadas acerca de suas complexidades e aplicabilidade.

Biografía del autor/a

Ana Luiza Afonso de Araujo, Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória – EMESCAM

Discente do Curso de Medicina da Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória – EMESCAM.

Carolina Izoton Sadovsky, Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória – EMESCAM

Discente do Curso de Medicina da Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória – EMESCAM.

Letícia Ricardino Almeida e Silva, Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória – EMESCAM

Discente do Curso de Medicina da Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória – EMESCAM.

Tania Mara Perini Dillem Rosa, Universidade Federal do Espírito Santo

Graduada em Medicina pela Universidade Federal do Espírito Santo (1991). Títulos de especialista em Pediatria, Terapia Intensiva Pediátrica, Nutrologia Pediátrica e Suporte nutricional Enteral e Parenteral em Pediatria. Preceptora da Residência Médica de Terapia Intensiva Pediátrica, pediatra diarista da enfermaria de Neurocirurgia e consultório de Nutrologia Pediátrica. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Pediatria, atuando principalmente nos seguintes temas: nutrição pediátrica e terapia intensiva pediátrica. Principais tópicos em nutrição infantil: nutrição na criança gravemente enferma: nutrição parenteral e enteral, assistência domiciliar, nutrição no neuropata e reabilitação intestinal.

Afrânio Côgo Destefani, UFES

Doutor em Biotecnologia pela UFES (2018); Mestre em Biotecnologia pela UFES (2010); Especialista em Biologia Celular e Citologia Clínica pela UFES (2007) e Especialista em Bioquímica pela EMESCAM (2005); graduado em Farmácia pela EMESCAM (2004). Docente da Atualmente Faculdade de Ciências Biomédicas do Espírito Santo - PIOXII desde 2008; docente da EMESCAM desde 2015; Docente/ Consultoria da SANAR Saúde desde 2020. Tem experiência na área de Bioquímica, com ênfase em Biologia Molecular, Gestão Laboratorial e Bioengenharia Tecidual.

Publicado

2023-12-22

Cómo citar

Araujo, A. L. A. de, Sadovsky, C. I., Silva, L. R. A. e, Rosa, T. M. P. D., & Destefani, A. C. (2023). A DIETA CETOGÊNICA NO CONTROLE DA EPILEPSIA REFRATÁRIA NA POPULAÇÃO PEDIÁTRICA: UMA REVISÃO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(11), 4117–4133. https://doi.org/10.51891/rease.v9i11.12699