DESVENDANDO A INTEGRAÇÃO DA TECNOLOGIA E INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i1.12665

Palabras clave:

Inteligência artificial. Educação. Contemporaneidade.

Resumen

Este estudo proporciona uma análise aprofundada da interação dinâmica entre tecnologia, inovação e educação na contemporaneidade. Em um mundo cada vez mais digitalizado, a pesquisa explora os avanços, desafios e oportunidades que emergem da integração progressiva da tecnologia no ambiente educacional. Através de uma metodologia de pesquisa bibliográfica, o trabalho examina a literatura atual para oferecer insights sobre como a tecnologia está redefinindo os paradigmas educacionais, desde a entrega do currículo até a interação aluno-professor e a avaliação da aprendizagem. As tendências emergentes, como a aprendizagem personalizada potencializada pela inteligência artificial, a realidade virtual e aumentada na sala de aula e os desafios associados à equidade e privacidade, são discutidos detalhadamente. O estudo também destaca a necessidade imperativa de políticas educacionais robustas e práticas pedagógicas inovadoras para navegar eficazmente na paisagem educacional em constante evolução, garantindo que a integração da tecnologia seja realizada de maneira ética, inclusiva e eficaz.

Biografía del autor/a

Saulo Martins, Universidade Estadual de Goiás, UEG, Brasil.

Discente no Programa de Pós-graduação em Gestão, Educação e Tecnologias -PPGET–Mestrado Acadêmico, Graduado em Pedagogia na Faculdade Unifacvest, Graduado em Gestão de Recursos Humanos na Universidade Unieuro, Pós-Graduado em Gestão de Projetos pela Universidade IESB, Pós-Graduado em Docência do Ensino Superior na faculdade São Luís, MBA em Gestão de Finanças e Contabilidade Empresarial, Especialização em Docência e Tecnologia da Educação pelo Instituto Federal Goiano, Pós-Graduado em Educação Especial com Ênfase em Transtorno do Espectro Autista (TEA) pela Faculdade São Luís, Pós-Graduado em Neuropsicopedagogia pela Faculdade São Luís.    

Publicado

2024-02-09

Cómo citar

Martins, S. (2024). DESVENDANDO A INTEGRAÇÃO DA TECNOLOGIA E INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(1), 661–672. https://doi.org/10.51891/rease.v10i1.12665