TECNOLOGIAS E EDUCAÇÃO NA PRÁXIS DOCENTE: PERTINÊNCIA DO LETRAMENTO DIGITAL E DA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES E COMPETÊNCIAS TECNOLÓGICAS

Autores/as

  • José Humberto Lucas Filho Veni Creator Christian University
  • Luís Miguel Cardoso Universidade de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i12.12590

Palabras clave:

Educação. Tecnologia. Letramento Digital. Formação Docente.

Resumen

O presente estudo objetiva refletir sobre Educação e Tecnologia, com base no Letramento Digital na formação continuada docente como instrumento de transformação da práxis pedagógica. Como objetivos menores pretende-se apresentar as concepções sobre Tecnologias; Explicar a importância do Letramento Digital e o desenvolvimento de competências e habilidades na formação continuada docente; Estudar barreiras e preocupações relacionadas à inovação pedagógica e apresentar ferramentas que contribuam para uma docência crítica, criativa e reflexiva. Para tanto, para a obtenção dos dados, far-se-á uso da pesquisa bibliográfica como método, através do estudo levantado nos referenciais teóricos sobre Educação, Tecnologias, Orientações Legais, Formação Continuada, entre outros, seus dilemas e desafios diante da globalização do conhecimento no século XXI. Enfim, por meio do estudo a ser realizado e das sugestões que possam ser apresentadas será possível confirmar que, na formação continuada, o Letramento se torna uma ferramenta para a construção de uma práxis com melhor qualidade.

 

Biografía del autor/a

José Humberto Lucas Filho, Veni Creator Christian University

Doutorando na Veni Creator Christian University.

Luís Miguel Cardoso, Universidade de Lisboa

PhD, Instituto Politécnico de Portalegre e  Centro de Estudos Comparatistas  da Universidade de Lisboa.

 

Publicado

2024-01-17

Cómo citar

Lucas Filho, J. H., & Cardoso, L. M. (2024). TECNOLOGIAS E EDUCAÇÃO NA PRÁXIS DOCENTE: PERTINÊNCIA DO LETRAMENTO DIGITAL E DA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES E COMPETÊNCIAS TECNOLÓGICAS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(12), 782–806. https://doi.org/10.51891/rease.v9i12.12590