ANEURISMA DA AORTA ABDOMINAL INFRARRENAL COM SINAIS DE INSTABILIDADE NA ANGIOTOMOGRAFIA TAMPONADO POR HEMATOMA RETROPERITONEAL: RELATO DE CASO

Autores/as

  • Mariana Eugênia Zacharias Bonfim Universidade Federal do Paraná
  • Letícia Kremer Scudeler Centro Universitário Ingá
  • Vanessa Kamizake de Freitas Centro Universitário Ingá

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i11.12552

Palabras clave:

Aneurisma roto, Ruptura aórtica, Aneurisma abdominal, Aorta infrarrenal.

Resumen

Aneurisma é uma dilatação pontual e irreversível da parede arterial, sendo que o aneurisma de aorta abdominal (AAA) é o subtipo mais comum. Dessa forma, esse artigo teve por objetivo relatar um caso de aneurisma de aorta abdominal infrarrenal com sinais de ruptura iminente na angiotomografia, em um paciente idoso e tabagista, com quadro clínico de início há 48 horas, no qual o paciente ainda encontrava-se hemodinamicamente estável devido ao tamponamento do local de ruptura por um hematoma retroperitoneal visto na cirurgia. Considerando a temática proposta, foram descritos, além da abordagem inicial, os exames e procedimentos realizados e a evolução do paciente durante a internação, com discussão e revisão bibliográfica sobre o tema.

Biografía del autor/a

Mariana Eugênia Zacharias Bonfim, Universidade Federal do Paraná

Graduada do Curso de Graduação em Medicina da UNINGÁ - Centro Universitário Ingá. Residência Médica em Área Cirúrgica Básica pelo Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná.

Letícia Kremer Scudeler, Centro Universitário Ingá

Graduada do Curso de Graduação em Medicina da UNINGÁ - Centro Universitário Ingá. 

Vanessa Kamizake de Freitas, Centro Universitário Ingá

Graduada do Curso de Graduação em Medicina da UNINGÁ - Centro Universitário Ingá. 

 

Publicado

2023-12-08

Cómo citar

Bonfim, M. E. Z., Scudeler, L. K., & Freitas, V. K. de. (2023). ANEURISMA DA AORTA ABDOMINAL INFRARRENAL COM SINAIS DE INSTABILIDADE NA ANGIOTOMOGRAFIA TAMPONADO POR HEMATOMA RETROPERITONEAL: RELATO DE CASO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(11), 2124–2132. https://doi.org/10.51891/rease.v9i11.12552