A INVASÃO PORTUGUESA EM ANGOLA E A IMPLANTAÇÃO DO MODELO EDUCACIONAL: MINHA VISTA DO PONTO

Autores/as

  • Manuel Nambua Universidade Federal de São Carlos- SP

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i11.12423

Palabras clave:

Angola. Educação Pré-Colonial. Educação Colonial.

Resumen

A educação está presente na vida dos indivíduos, tanto nos espaços escolares e não escolares. Nesse sentido, em Angola, a educação já fazia parte do meio social dos povos indígenas antes da invasão dos colonizadores portugueses. O presente estudo faz parte de um dos capítulos da pesquisa em andamento da dissertação de mestrado em educação no Programa de Pós-Graduação em educação da Universidade Federal de São Carlos, campus de Sorocaba, São Paulo. O objetivo do estudo é analisar de forma crítica a educação em Angola, especialmente no que diz respeito ao período histórico pré-colonial e ao período colonial. Este estudo tem como foco a pesquisa bibliográfica e os resultados obtidos das literaturas já publicadas foram analisados conforme a análise de conteúdo. Dentre os principais achados, destaca-se a discordância em relação à invasão portuguesa em Angola, quanto aos dados de 1482 e 1483. Além disso, observa-se deficiência de estudos que aborda a educação pré-colonial. Espera-se que este trabalho contribua para os debates acadêmicos e sociais, a fim de promover múltiplas reflexões sobre a importância de se estudar a verdadeira história de Angola.

Biografía del autor/a

Manuel Nambua, Universidade Federal de São Carlos- SP

Mestrando em educação, Universidade Federal de São Carlos, campus de Sorocaba. Licenciado em Pedagogia e bacharel Interdisciplinar em Humanidades, ambas pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira-UNILAB/CE.

Publicado

2023-12-12

Cómo citar

Nambua, M. (2023). A INVASÃO PORTUGUESA EM ANGOLA E A IMPLANTAÇÃO DO MODELO EDUCACIONAL: MINHA VISTA DO PONTO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(11), 2564–2581. https://doi.org/10.51891/rease.v9i11.12423