ATUAÇÃO BIBLIOTECÁRIA NA MEDIAÇÃO DA LEITURA DO PODCAST LEITURA COM AFETO

Autores/as

  • Tatiane de Jesus Ribeiro Christian Business School
  • Arysa Cabral Barros Universidade Federal do Cariri
  • Talita Renata Mazepas da Rocha Universidade Comunitária da Região de Chapecó
  • Diógenes José Gusmão Coutinho UFPE

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i11.12413

Palabras clave:

Mediação da informação. Mediação de leitura. Leitura com Afeto. Podcast.

Resumen

Aborda a expansão das tecnologias de informação e comunicação e como as práticas bibliotecárias vêm se modificando para atender às novas necessidades informacionais e educacionais do seu público, ampliando os serviços para além das unidades de informação. Busca responder à pergunta: como se dá a atuação bibliotecária no uso do podcast como recurso informacional para as práticas de mediação da leitura? Tem, como objetivo geral, evidenciar as práticas mediacionais desenvolvidas pelas integrantes do podcast Leitura com Afeto. Para alcançar tal finalidade, delimitaram-se os seguintes objetivos específicos: a) identificar o protagonismo do profissional em Biblioteconomia na mediação da leitura; e b) descrever as mediações de leitura realizadas pelas integrantes do podcast Leitura com Afeto. Estabelece, quanto aos aspectos metodológicos, a pesquisa descritiva por meio de estudo de caso. Foi aplicado um questionário com as bibliotecárias do podcast, com o intuito de identificar se e como o bibliotecário subsidia e/ou contribui nas mediações realizadas nos episódios. As integrantes do Leitura com Afeto acreditam que a atuação e a interferência humanizadoras, a responsabilidade social e um ambiente de conforto e pertencimento são fundamentais para o profissional da Biblioteconomia exercer a prática mediacional em leitura de forma qualitativa. Quanto à finalidade da inferência analítica, a descrição das mediações de leitura realizadas pelas integrantes do podcast possibilitou um entendimento de como ocorre a atuação bibliotecária no âmbito digital, sem a presença física do leitor. Nesse sentido, as dimensões dialógica, ética e estética são exercidas de maneira essencial para a qualidade do processo mediacional.

Biografía del autor/a

Tatiane de Jesus Ribeiro, Christian Business School

Mestranda em Ciências da Educação pela Christian Business School. 

Arysa Cabral Barros, Universidade Federal do Cariri

Mestra em Biblioteconomia, Universidade Federal do Cariri. 

Talita Renata Mazepas da Rocha, Universidade Comunitária da Região de Chapecó

Graduanda em Biblioteconomia, Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó).

Diógenes José Gusmão Coutinho, UFPE

Doutorado UFPE.

Publicado

2023-12-12

Cómo citar

Ribeiro, T. de J., Barros, A. C., Rocha, T. R. M. da, & Coutinho, D. J. G. (2023). ATUAÇÃO BIBLIOTECÁRIA NA MEDIAÇÃO DA LEITURA DO PODCAST LEITURA COM AFETO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(11), 2689–2702. https://doi.org/10.51891/rease.v9i11.12413