A IMPORTÂNCIA DO MEDICAMENTO GENÉRICO NO MERCADO FARMACÊUTICO

Autores/as

  • Alexander Costa de Paula Universidade Iguaçu
  • Alcione Silva de Carvalho
  • Leonardo Guimarães de Andrade Universidade Iguaçu

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i11.12378

Palabras clave:

Fármacos genéricos. Atenção farmacêutica. Vigilância sanitária. ANVISA.

Resumen

Os medicamentos genéricos desempenham um papel essencial na saúde pública, oferecendo uma alternativa eficaz e econômica em relação aos medicamentos de marca. Apesar de possuírem a mesma qualidade, segurança e eficácia dos medicamentos de referência, ainda existem mitos e desafios associados à sua aceitação. O farmacêutico surge como uma figura central nesse contexto, educando e esclarecendo dúvidas sobre o uso de genéricos. Sua utilização promove uma significativa economia, especialmente em tratamentos crônicos, favorecendo a adesão dos pacientes ao tratamento. Além disso, a opção pelo genérico resulta em uma redução de custos para o sistema de saúde, beneficiando a sociedade em geral. A atenção farmacêutica é fundamental para reforçar esses benefícios e garantir que os pacientes recebam a medicação apropriada para suas necessidades. Esse artigo abordará esse tema através de dados retirados da literatura, com o objetivo de conscientizar a população pela importância do genérico e assim com a atenção farmacêutica, orientar os consumidores sobre a utilização dos fármacos genéricos.

Biografía del autor/a

Alexander Costa de Paula, Universidade Iguaçu

Graduação em Farmácia, Universidade Iguaçu, Nova Iguaçu RJ, UNIG.

Alcione Silva de Carvalho

Professor, orientador: do curso de Farmácia, Universidade Iguaçu Nova Iguaçu RJ, UNIG.

Leonardo Guimarães de Andrade, Universidade Iguaçu

Co-Orientador:  do curso de Farmácia, Universidade Iguaçu, Nova Iguaçu RJ, UNIG.

Publicado

2023-12-05

Cómo citar

Paula, A. C. de, Carvalho, A. S. de, & Andrade, L. G. de. (2023). A IMPORTÂNCIA DO MEDICAMENTO GENÉRICO NO MERCADO FARMACÊUTICO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(11), 928–937. https://doi.org/10.51891/rease.v9i11.12378