APLICAÇÃO DO KINESIO TAPE COMO RECURSO TERAPÊUTICO PARA ALÍVIO DA LOMBALGIA EM GESTANTES: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Autores/as

  • Lorrie Silva Urankar Faculdade de Ilhéus - CESUPI
  • Tirza Melo Sathler Prado Faculdade de Ilhéus – CESUPI

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i10.12317

Palabras clave:

Gravidez. Dor lombar. Fita Atlética.

Resumen

Esta é uma revisão integrativa da literatura que teve por objetivo geral realizar uma revisão para relatar quais são os benefícios gerados pela aplicação do kinesio tape em gestantes com dor na coluna lombar. Com os objetivos específicos divididos em: analisar e relatar os aspectos que auxiliam para o alívio da dor lombar em gestantes, constatar quais os mecanismos que contribuem para melhora da deambulação e expor os fatores que fazem o kinesio tape reduzir a sobrecarga na região lombar e pélvica das gestantes. Uma pesquisa bibliográfica foi realizada no período de agosto a novembro de 2023. Foram utilizadas as seguintes bases de dados: PubMed, Scielo, BVS e PEDro; utilizando os descritores “Dor Lombar”, “Fita Atlética”, “Gravidez”, "Terapêutica" e seus correlatos em inglês. Após aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, foram incluídos no estudo quatro artigos. A partir dos resultados encontrados nesta pesquisa, conclui-se que o kinesio tape é um recurso terapêutico eficaz no alívio da dor lombar em gestantes. Entretanto, não foram observados efeitos terapêuticos a longo prazo. Recomenda-se novos estudos na área para embasar a prática clínica do fisioterapeuta.

Biografía del autor/a

Lorrie Silva Urankar, Faculdade de Ilhéus - CESUPI

Discente do curso de Fisioterapia, Faculdade de Ilhéus – CESUPI.

Tirza Melo Sathler Prado, Faculdade de Ilhéus – CESUPI

Docente do curso de Fisioterapia da Faculdade de Ilhéus – CESUPI.

Publicado

2023-11-30

Cómo citar

Urankar, L. S., & Prado, T. M. S. (2023). APLICAÇÃO DO KINESIO TAPE COMO RECURSO TERAPÊUTICO PARA ALÍVIO DA LOMBALGIA EM GESTANTES: UMA REVISÃO INTEGRATIVA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(10), 6638–6648. https://doi.org/10.51891/rease.v9i10.12317