FAMÍLIA MULTIESPÉCIES: COMO OS ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO AFETAM O BEM-ESTAR EMOCIONAL

Autores/as

  • Julia Perboni Andrade UINASSAU
  • Vinícius Berto UNINASSAU

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i11.12305

Palabras clave:

Animal de Estimação. Bem-Estar. Emocional.

Resumen

Neste artigo, exploramos o conceito de “Família Multiespécies”, um novo modelo familiar que destaca a coexistência de seres humanos e animais de estimação no mesmo ambiente. A pesquisa envolve uma análise da percepção da população sobre a importância dessa dinâmica única e como ela impacta o bem-estar emocional de ambas as partes. Foi utilizado um questionário fechado com 10 questões, aplicado via WhatsApp por meio de um link do Google Forms, com o objetivo de identificar o impacto desse convívio no equilíbrio emocional de animais de estimação e de seus tutores. Os resultados revelaram que a maioria dos participantes reconhece a importância da interação com os animais de estimação e como essa interação é benéfica para o bem-estar emocional tanto dos tutores quanto dos animais de estimação, 97,1% acreditam que essa interação pode contribuir para a redução dos efeitos da ansiedade, depressão e estresse. Outro ponto observado foi que este relacionamento também demonstrou ser valioso em contextos terapêuticos. Além disso, promove o desenvolvimento de senso de responsabilidade e afetividade em seres humanos, enquanto os animais desempenham um papel crucial nessa equação beneficiando-se também desse convívio, tutores responsáveis e ambientes seguros desempenham um papel fundamental na moldagem do comportamento de ambos, criando uma relação mutuamente enriquecedora ao longo do tempo.

Biografía del autor/a

Julia Perboni Andrade, UINASSAU

Graduanda em Medicina Veterinária – UINASSAU – CACOAL/RO

Vinícius Berto, UNINASSAU

Docente Mestre do curso de Medicina Veterinária pelo Centro Universitário – UNINASSAU - CACOAL/RO. 

Publicado

2023-12-03

Cómo citar

Andrade, J. P., & Berto, V. (2023). FAMÍLIA MULTIESPÉCIES: COMO OS ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO AFETAM O BEM-ESTAR EMOCIONAL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(11), 292–305. https://doi.org/10.51891/rease.v9i11.12305