JOGOS ELETRÔNICOS COMO ESPORTE GENUÍNO E NÃO MERO ENTRETENIMENTO

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i11.12264

Palabras clave:

E-Sports. Entretenimento. Regulamentação. Jogos.

Resumen

Este estudo tem como objetivo geral analisar se os jogos eletrônicos podem ser considerados um esporte genuíno ou se são apenas uma forma de entretenimento. A motivação pelo tema deu-se em razão da popularidade crescente e o reconhecimento dos jogos eletrônicos como forma de entretenimento que acabou legitimando o reconhecimento dessa atividade como um esporte genuíno em outros países. A metodologia empregada nesse estudo compreendeu como uma pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa, onde o levantamento bibliográfico foi realizado em um recorte de tempo, indexada nos bancos de dados SciELO (Scientific Eletronic Library OnLine), PePSIC (Períodicos Eletrônicos em Psicologia) e Google Acadêmico com publicações no período de 2017 a 2023. Ao concluir este estudo chegou-se ao entendimento de que o reconhecimento dos jogos eletrônicos como esporte envolve uma análise profunda de diversos aspectos legais que vão desde a definição do esporte, a regulamentação das competições o reconhecimento dos jogadores como atletas e até mesmo a proteção dos seus direitos.

Biografía del autor/a

Victor Hugo Gomes de Souza, FAMETRO

Graduando do Curso de Direito do Centro Universitário FAMETRO/AM. ORCID: 0009-0009-7398-231X.

Publicado

2023-12-04

Cómo citar

Souza, V. H. G. de. (2023). JOGOS ELETRÔNICOS COMO ESPORTE GENUÍNO E NÃO MERO ENTRETENIMENTO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(11), 717–733. https://doi.org/10.51891/rease.v9i11.12264