PSICOMOTRICIDADE E NEUROCIÊNCIA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Tiago Piñeiro Martins Emill Brunner World University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i10.12205

Palavras-chave:

Psicomotricidade. Neurociência. Educação Psicomotora. Aprendizagem. Ensino Fundamental. Prática Pedagógica.

Resumo

A neurociência no campo da educação tem, contemporaneamente, apresentado importantes avanços nas descobertas acerca de como os processos mentais acontecem, quais estruturas estão envolvidas nos mecanismos de aprendizagens e quais as influências das emoções para a formação de memórias que ajudam a consolidar a aprendizagem, e com isso, uma intensa busca por respostas para os déficits que acometem todo esse processo. O objetivo dessa pesquisa é buscar compreensões acerca da neurociência e da psicomotricidade aplicada na prática pedagógica nas séries iniciais do ensino fundamental. Foi realizada uma revisão sistemática de literatura, considerando critérios para inclusão, aqueles artigos e livros que contemplavam a temática, e critérios de exclusão, artigos que abordavam as concepções de neurociências e educação, mas não estabeleciam relação direta com o contexto da aprendizagem por meio da psicomotricidade. A ideia de aprofundar os conhecimentos sobre a forma com que a neurociências interage com a educação, principalmente no tratar com psicomotridade nas séries iniciais do ensino fundamental. Portanto, considera-se que a Psicomotricidade e a Neurociências na educação, conjuntamente, conseguem identificar os fatores que interferem no processo ensino/aprendizagem, ainda mais quando tratados à partir de estados emocionais não congruentes com aqueles esperados para que a aprendizagem ocorra.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tiago Piñeiro Martins, Emill Brunner World University

Pedagogo, licenciado pela Faculdade de Educação da Bahia, especialista em psicologia da educação pela Faculdade Zacarias de Góes,  e currículo e prática docente nos anos iniciais do ensino fundamental pela Universidade Federal do Piaui.  Mestre em ciências da educação pela Universidad Interamericana em Assunção (Py) e doutor em ciências da educação pela Emill Brunner World University em Miami (usa).

Downloads

Publicado

2023-11-28

Como Citar

Martins, T. P. (2023). PSICOMOTRICIDADE E NEUROCIÊNCIA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(10), 5606–5619. https://doi.org/10.51891/rease.v9i10.12205