PSICOMOTRICIDADE E NEUROCIÊNCIA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v9i10.12205Palabras clave:
Psicomotricidade. Neurociência. Educação Psicomotora. Aprendizagem. Ensino Fundamental. Prática Pedagógica.Resumen
A neurociência no campo da educação tem, contemporaneamente, apresentado importantes avanços nas descobertas acerca de como os processos mentais acontecem, quais estruturas estão envolvidas nos mecanismos de aprendizagens e quais as influências das emoções para a formação de memórias que ajudam a consolidar a aprendizagem, e com isso, uma intensa busca por respostas para os déficits que acometem todo esse processo. O objetivo dessa pesquisa é buscar compreensões acerca da neurociência e da psicomotricidade aplicada na prática pedagógica nas séries iniciais do ensino fundamental. Foi realizada uma revisão sistemática de literatura, considerando critérios para inclusão, aqueles artigos e livros que contemplavam a temática, e critérios de exclusão, artigos que abordavam as concepções de neurociências e educação, mas não estabeleciam relação direta com o contexto da aprendizagem por meio da psicomotricidade. A ideia de aprofundar os conhecimentos sobre a forma com que a neurociências interage com a educação, principalmente no tratar com psicomotridade nas séries iniciais do ensino fundamental. Portanto, considera-se que a Psicomotricidade e a Neurociências na educação, conjuntamente, conseguem identificar os fatores que interferem no processo ensino/aprendizagem, ainda mais quando tratados à partir de estados emocionais não congruentes com aqueles esperados para que a aprendizagem ocorra.
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