IDENTIDADE, DIVERSIDADE E NARRATIVAS: SUPORTE PARA O DEBATE

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i10.12142

Palabras clave:

Identidade de Gênero. Diversidade. Educação.

Resumen

Este artigo buscou analisar as narrativas de identidade sobre a perspectiva social do gênero, levando em consideração as reflexões educacionais. O trabalho buscou analisar os conceitos contemporâneos de identidade e de diversidade compreendendo as narrativas sobre eles, oferecendo reflexões para os desafios enfrentados por indivíduos que não se enquadram nas normas tradicionais de identidade. Destaca-se a importância de compreender e respeitar a diversidade de experiências dentro do espectro da identidade de gênero, analisando o papel da educação na promoção da inclusão, desconstrução de estigmas e formação de atitudes mais abertas e tolerantes. A análise se aprofunda na compreensão da identidade, examinando como as normas sociais moldam percepções individuais e coletivas. Ao mesmo tempo, explora a fluidez de identidades de gênero desafiando a tradição. Concluindo, o artigo destaca a importância de aceitar e respeitar a diversidade de identidades de gênero e expressões da sexualidade, destacando a urgência de uma abordagem mais inclusiva na sociedade, enfatizando a importância de promover uma cultura que celebre a diversidade de identidades de gênero e orientações sexuais.

Biografía del autor/a

Kelvi da Silva Oliveira, UNIVASF

Graduando em Ciências da Natureza (UNIVASF).  

Pedro Ricardo da Cunha Nóbrega, USP

Doutor em Geografia (USP).

Publicado

2023-11-29

Cómo citar

Oliveira, K. da S., & Nóbrega, P. R. da C. (2023). IDENTIDADE, DIVERSIDADE E NARRATIVAS: SUPORTE PARA O DEBATE. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(10), 6047–6054. https://doi.org/10.51891/rease.v9i10.12142