O DIREITO DE IMAGEM DO TRABALHADOR PELA SUA EXPOSIÇÃO PARA PROMOÇÃO DAS EMPRESAS EM REDES SOCIAIS

Autores/as

  • Gizelle Silva Dias Centro Universitário UNA de Contagem
  • Karine Santos Buzato Centro Universitário UNA de Contagem

Palabras clave:

Image rights. Exhibition. Social media. Worker. Business Promotion.

Resumen

O presente artigo aborda o direito de imagem dos trabalhadores em um contexto digital, refletindo sobre os impactos da exposição nas redes sociais para a promoção das empresas. O objetivo da pesquisa é analisar os direitos do trabalhador relacionados à sua imagem e discorrer sobre a proteção dos direitos fundamentais no ambiente de trabalho. Utiliza-se uma metodologia qualitativa, baseada em pesquisa bibliográfica e documental. Os resultados destacam a proteção legal dos direitos à imagem, exigindo o consentimento expresso do trabalhador para o uso comercial. A ausência de regulamentação específica na CLT cria brechas para abusos. No entanto, a jurisprudência brasileira fortalece a proteção do direito de imagem do trabalhador. Conclui-se que o trabalhador tem o direito de preservar sua imagem no ambiente de trabalho, e as empresas devem respeitar os limites legais e éticos em relação à exposição dos funcionários. O uso não autorizado da imagem do empregado deve resultar em indenização. O estudo destaca a importância da conscientização e da justiça em casos de abuso, contribuindo para um ambiente de trabalho respeitoso e produtivo.

 

Biografía del autor/a

Gizelle Silva Dias, Centro Universitário UNA de Contagem

Graduanda em Direito pelo Centro Universitário UNA de Contagem. 

Karine Santos Buzato, Centro Universitário UNA de Contagem

Graduanda em Direito pelo Centro Universitário UNA de Contagem.

Publicado

2023-11-28

Cómo citar

Dias, G. S., & Buzato, K. S. (2023). O DIREITO DE IMAGEM DO TRABALHADOR PELA SUA EXPOSIÇÃO PARA PROMOÇÃO DAS EMPRESAS EM REDES SOCIAIS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(10), 5894–5899. Recuperado a partir de https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/12104