A ATUAÇÃO DA FISIOTERAPIA NO PRÉ PARTO EM GESTANTES

Autores/as

  • Ana Luiza Gonçalvis Veloso UniLS
  • Janeide Gonçalves de Lima UniLS
  • Naahman da Silva Neves Nascimento UniLS
  • Éricles Dias Alves Centro Universitário LS

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i10.12059

Palabras clave:

Fisioterapia. Gestantes. Assoalho pélvico e pré-parto.

Resumen

Introdução: A gestação representa um momento único é muito importante na vida das    mulheres, que é marcada pela transformação da maternidade, trata-se de um processo fisiológico que envolve inúmeras mudanças físicas, hormonais e psicológicas. A atuação da fisioterapia na gestação visa promover a prevenção de complicações, desconfortos e disfunções musculoesqueléticas e uroginecológicas. Objetivos: Demonstrar técnicas de fisioterapia no pré parto, que buscam facilitar o parto vaginal, diminuir o tempo do trabalho de parto e fazer com que a gestante esteja mais bem preparada para o parto. Metodologia: Este estudo trata-se de uma revisão bibliográfica realizada através da base de dados da SciELO (Scientific Eletronic Library Online), LILACS, Brazilian Journal of Development (BJD), Biblioteca virtual em saúde (BVS), PubMed, Repositório Universitário da Ânima (RUNA). Conclusão: O papel do fisioterapeuta no pré parto é de suma importância pois seus benefícios são satisfatórios e de grande eficácia, proporcionando o aumento do autoconhecimento, da confiança e do bem-estar da gestante durante o trabalho de parto prevenindo complicações tanto para mãe quanto para o bebê.

Biografía del autor/a

Ana Luiza Gonçalvis Veloso, UniLS

Graduanda de  Fisioterapia pela UniLS.

Janeide Gonçalves de Lima, UniLS

Graduanda de  Fisioterapia pela UniLS.

Naahman da Silva Neves Nascimento, UniLS

Graduanda de  Fisioterapia pela UniLS.

Éricles Dias Alves, Centro Universitário LS

Orientador. Centro Universitário LS.

Publicado

2023-11-16

Cómo citar

Veloso, A. L. G., Lima, J. G. de, Nascimento, N. da S. N., & Alves, Éricles D. (2023). A ATUAÇÃO DA FISIOTERAPIA NO PRÉ PARTO EM GESTANTES. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(10), 3269–3283. https://doi.org/10.51891/rease.v9i10.12059