MULHERES NEGRAS E A JUSTIÇA REPRODUTIVA DIREITOS SEXUAIS E REPRODUTIVOS DE FORMA AMPLIADA JUSTIÇA SOCIAL

Autores/as

  • Maria Lucilia Morais de Miranda Faculdade Maurício de Nassau
  • Adriana Galvão do Nascimento Faculdade Dama
  • Eloy Pereira Lemos Junior PUC Minas

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i11.11951

Palabras clave:

Mulheres Negras. Justiça Reprodutiva. Justiça Social

Resumen

Este artigo examina os direitos sexuais e reprodutivos, das Mulheres Negras, que é elemento fundamental para a justiça social e, políticas públicas para o combate a violência, visto que as mulheres negras, no Brasil, são as principais vítimas, em decorrência da raça, cor e classe social, ficando-as expostas devido a sua vulnerabilidade,  sendo foco entre as políticas de natalidade e as de controle populacional,  submetidas a violação de direitos por parte do Estado, a exemplo da política eugênica de esterilização que diminuía a natalidade.

Biografía del autor/a

Maria Lucilia Morais de Miranda, Faculdade Maurício de Nassau

Curso de Direito — Faculdade Maurício de Nassau.

Adriana Galvão do Nascimento, Faculdade Dama

Curso de Direito — Faculdade Damas

Eloy Pereira Lemos Junior, PUC Minas

Dr. Pós-Doutor pela PUC Minas e Fumec, dr pela UFMG, especialista pela  Universidade de Lisboa,  avaliador de cursos do INEP- MEC E SEE/MG,  Prof do PPGD mestrado e doutorado da Universidade de Itauna- Uit,  prof .convidado do mestrado da VENI e da UEMG.

Publicado

2023-12-03

Cómo citar

Miranda, M. L. M. de, Nascimento, A. G. do, & Lemos Junior, E. P. (2023). MULHERES NEGRAS E A JUSTIÇA REPRODUTIVA DIREITOS SEXUAIS E REPRODUTIVOS DE FORMA AMPLIADA JUSTIÇA SOCIAL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(11), 211–222. https://doi.org/10.51891/rease.v9i11.11951