REFORMAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL: IMPLICAÇÕES E PERSPECTIVAS DE ANÁLISE PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES INDÍGENAS

Autores/as

  • Jandira Rodrigues Aquino Lima Universidade Federal do Tocantins
  • José Carlos da Silveira Freire Universidade Federal do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i10.11897

Palabras clave:

Professores indígenas. Educação Básica e Formação.

Resumen

Este artigo discute as reformas da educação básica e seus efeitos para a conformação da formação de professores indígenas. Trata-se de estudo de ordem teórico e conceitual, de cunho bibliográfico e complementado pesquisa documental, em diálogo às produções  do campo da formação de professores indígenas. O Estudo trouxe um aumento no entendimento da temática, a partir da garantia do direito à formação e o fortalecimento de uma educação diferenciada nas instituições educativas nas comunidades Indígenas e fora dela, propiciando assim, condições pedagógicas adequadas aos estudantes e construindo um paradigma de enriquecimento cultural e linguístico para os povos indígenas.

Biografía del autor/a

Jandira Rodrigues Aquino Lima, Universidade Federal do Tocantins

Mestranda em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Licenciada em Pedagogia pela Universidade de Gurupi (UNIRG). Especialista em Planejamento Educacional pela Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO). Especialista em Tecnologias em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC).

José Carlos da Silveira Freire, Universidade Federal do Tocantins

Graduação em Pedagogia (UECE), Mestrado e Doutorado em Educação – UFG Pós-Doutorado em Educação UEPA, Professor na Universidade Federal do Tocantins/Professor do Mestrado Profissional em Educação.

 

Publicado

2023-11-09

Cómo citar

Lima, J. R. A., & Freire, J. C. da S. (2023). REFORMAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL: IMPLICAÇÕES E PERSPECTIVAS DE ANÁLISE PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES INDÍGENAS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(10), 1835–1851. https://doi.org/10.51891/rease.v9i10.11897