O REFLEXO DO RACISMO SISTÊMICO NO RECONHECIMENTO FOTOGRÁFICO

Autores/as

  • Daniely Soares dos Reis Centro Universitário Santo Agostinho
  • Verônica Acioly de Vasconcelos Centro Universitário Santo Agostinho

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i10.11880

Palabras clave:

Reconhecimento Fotográfico. Racismo sistêmico. Encarceramento da população negra.

Resumen

O presente estudo tem por objetivo apresentar os problemas relacionados ao uso do reconhecimento fotográfico no processo penal, que tem como objetivo apontar determinado individuo como “suspeito” de algum crime praticado, o estudo busca analisar de que forma o racismo sistémico influência nas condenações fundada pelo uso do reconhecimento fotográfico, uma vez que , estudos mostram um alto indicide de apontamento das pessoas negras como vitimas deste reconhecimento. A designação do tema consiste em verificar como o racismo sistémico em conjunto com o reconhecimento fotográfico, tornou possível o encarceramento em massa de pessoas majoritariamente negras, que foram preivadas de sua liberdade e do seu devido processo legal. O estudo vai além, apresentando o conceito de racismo sistémico firmardo no Brasil desde sua colonização e abordando casos de pessoas que foram vítimas desse reconhecimento.

Biografía del autor/a

Daniely Soares dos Reis, Centro Universitário Santo Agostinho

Acadêmica de Direito do Centro Universitário Santo Agostinho.

Verônica Acioly de Vasconcelos, Centro Universitário Santo Agostinho

Doutora em Direito público e políticas públicas pela UNICEUB-BSB, mestre em direito pela UNIFOR-CE, bacharel em direito pela UFC, professora do curso de direito da unifsa-PI e defensora pública do estado do Piauí.

Publicado

2023-11-29

Cómo citar

Reis, D. S. dos, & Vasconcelos, V. A. de. (2023). O REFLEXO DO RACISMO SISTÊMICO NO RECONHECIMENTO FOTOGRÁFICO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(10), 5980–5993. https://doi.org/10.51891/rease.v9i10.11880