AS MEDIDAS PROTETIVAS NO CONTEXTO DA LEI MARIA DA PENHA: ANÁLISE DOS MECANISMOS DE PROTEÇÃO ÀS MULHERES VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA

Autores/as

  • Mariana Isabela Silva Santos Centro Universitário Una Bom Despacho
  • Marina Cristina Sousa Silva Centro Universitário Una Bom Despacho
  • Gilberto Andrade Pinto Centro Universitário Una Bom Despacho

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i10.11876

Palabras clave:

Crimes. Lei. Segurança Pública. Violência Doméstica. Reincidência. Mulher.

Resumen

O presente artigo científico tem como principal questionamento verificar “quais os motivos e fatores que não favorecem de fato na diminuição dos crimes contra as mulheres nos últimos anos, mesmo com a implementação da Lei Maria da Penha no Brasil?” Além disso, busca- se verificar quais possam ser os motivos influenciadores das ações delituosas e, consequentemente, a não minimização deste tipo de crime que afeta a sociedade. Assim, será possível adentrar na interdisciplinaridade existente e que corrobora nas dificuldades enfrentadas tanto pelos órgãos públicos, judiciais, segurança pública, quanto pelos setores de saúde e de assistência social, os quais estão em constante busca na garantia de meios que possam ser favoráveis no resguardo da integridade das vítimas de crimes de violência doméstica e familiar. Por conseguinte, verifica-se que mesmo com o advento da Lei Maria da Penha, não houve a diminuição que se esperava dos crimes contra a mulher e, em decorrência disso, tal justificativa da continuidade da violência existente se dá pela persistência de fatores variados, dentre eles, os culturais, estruturais e institucionais. É importante evidenciar os fatos que levam à reincidência dos autores, e que estão atrelados a várias situações e causas, como por exemplo, possível dependência financeira da mulher em relação ao agressor, históricos de violências no ambiente em que o agressor cresceu e convive, além de problemas relacionados à saúde mental, dependência e envolvimento ao tráfico de drogas e outros crimes e, principalmente, à impunidade.

Biografía del autor/a

Mariana Isabela Silva Santos, Centro Universitário Una Bom Despacho

Acadêmica do curso de Direito da Instituição de Ensino Superior (IES) da rede Ânima Educação. (IES) Centro Universitário Una Bom Despacho da rede Ânima Educação. 2023.

Marina Cristina Sousa Silva, Centro Universitário Una Bom Despacho

Acadêmica do curso de Direito da Instituição de Ensino Superior (IES) da rede Ânima Educação. (IES) Centro Universitário Una Bom Despacho da rede Ânima Educação. 2023.

Gilberto Andrade Pinto, Centro Universitário Una Bom Despacho

Orientador. Me. Instituição de Ensino Superior-IES.

 

Publicado

2023-11-20

Cómo citar

Santos, M. I. S., Silva, M. C. S., & Pinto, G. A. (2023). AS MEDIDAS PROTETIVAS NO CONTEXTO DA LEI MARIA DA PENHA: ANÁLISE DOS MECANISMOS DE PROTEÇÃO ÀS MULHERES VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(10), 3720–3736. https://doi.org/10.51891/rease.v9i10.11876