CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA NA ELABORAÇÃO DO PROJETO DE VIDA COM USUÁRIOS DE ÁLCOOL

Autores/as

  • Cristina Aparecida Andrade Pereira Universidade de Santo Amaro - Unisa
  • Elaine Toledo Risso Universidade de Santo Amaro – Unisa
  • Silvia Helena Modenesi Pucci Universidade do Minho, UMINHO-Portugal

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i10.11792

Palabras clave:

Alcoolismo. Álcool. Projeto de vida. Recaídas. Redução de danos.

Resumen

Este trabalho teve como objetivo demonstrar a importância da construção de projetos de vida com usuários de álcool como recurso para a redução de danos, ressignificação do uso do álcool e a retomada da vida ativa. Trata-se de um estudo de revisão de literatura nacional, no qual foram consultadas as bases de dados SciELO, PePSIC, LILACS e Google Acadêmico entre os anos de 2012 e 2022. Como resultado identificado, foi possível compreender a gravidade e o impacto do uso abusivo nos diversos campos da vida dos usuários e o quanto a ausência de projetos de vida contribui para recaídas e intensificação constante do uso do álcool. Concluiu-se que apesar de desafiador, trata-se de um campo promissor no qual é fundamental a atuação do psicólogo na compreensão do contexto histórico e psicossocial do usuário de álcool, atuando como facilitador neste processo de autoconhecimento e ressignificação do uso, possibilitando ao usuário dar um novo sentido para sua vida.

Biografía del autor/a

Cristina Aparecida Andrade Pereira, Universidade de Santo Amaro - Unisa

Graduada em Psicologia pela Universidade de Santo Amaro — Unisa.

Elaine Toledo Risso, Universidade de Santo Amaro – Unisa

Mestre em Saúde Materno Infantil pela Universidade de Santo Amaro – Unisa.

Silvia Helena Modenesi Pucci, Universidade do Minho, UMINHO-Portugal

Doutora em Psicologia da Saúde pela Universidade do Minho, UMINHO-Portugal.

Publicado

2023-11-13

Cómo citar

Pereira, C. A. A., Risso, E. T., & Pucci, S. H. M. (2023). CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA NA ELABORAÇÃO DO PROJETO DE VIDA COM USUÁRIOS DE ÁLCOOL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(10), 2321–2334. https://doi.org/10.51891/rease.v9i10.11792