SÍNDROME DO RESPIRADOR BUCAL NA INFÂNCIA E SUAS SEQUELAS-REVISÃO DE LITERATURA

Autores/as

  • Maria Tereza Ferreira Ribeiro Faculdade de Ilhéus
  • Cristina de Carvalho Guedes Abreu Faculdade de Ilhéus

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i10.11719

Palabras clave:

Criança. Respiração bucal. Sistema Estomatognático.

Resumen

A síndrome do respirador bucal é caracterizada por alterações anatômicas que levam a doenças respiratórias, fazendo com que as crianças afetadas usem a boca para respirar. Entre as alterações anatômicas observadas nesses pacientes está a face adenoideana típica, caracterizada pela boca sempre aberta. Essa alteração anatômica torna o lábio inferior mais suscetível à luz ultravioleta e provoca alterações actínicas a partir dessa exposição mais frequente. O objetivo do presente trabalho é demonstrar que o diagnóstico precoce da síndrome do respirador bucal na infância é essencial para prevenir e atenuar as sequelas que essa condição pode causar na qualidade de vida desse paciente. O estudo será descrito como um estudo descritivo do tipo revisão abrangente da literatura. Espera-se com esse trabalho divulgar essas mensagens para a sociedade, mostrando que essas alterações podem ser tratadas, revertidas ou mesmo prevenidas quando diagnosticadas precocemente, sem trazer consequências para a função do sistema oromandibular, morfologia facial ou saúde geral da criança. A respiração é uma das funções vitais do corpo e qualquer falta de controle pode levar a muitas mudanças nos diferentes órgãos e sistemas que interagem.

Biografía del autor/a

Maria Tereza Ferreira Ribeiro, Faculdade de Ilhéus

Aluna Centro de Ensino Superior, Faculdade de Ilhéus, curso de Odontologia, Ilhéus -BA.

Cristina de Carvalho Guedes Abreu, Faculdade de Ilhéus

Mestre em Odontopediatria SLM, Docente do Centro de Ensino Superior, Faculdade de Ilhéus, curso de Odontologia, Ilhéus- Ba. 

Publicado

2023-11-04

Cómo citar

Ribeiro, M. T. F., & Abreu, C. de C. G. (2023). SÍNDROME DO RESPIRADOR BUCAL NA INFÂNCIA E SUAS SEQUELAS-REVISÃO DE LITERATURA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(10), 1177–1193. https://doi.org/10.51891/rease.v9i10.11719