PRINCIPAIS DESAFIOS E/OU DIFICULDADES ENCONTRADAS EM RELAÇÃO À EDUCAÇÃO REMOTA E/OU INCLUSÃO DA TECNOLOGIA NO COTIDIANO PROFISSIONAL

Autores/as

  • Ana Rita Moreira Carvalho Barros Veni Creator Christian University
  • Marta Regina Pereira Frutuoso Veni Creator Christian University
  • Maria Pricila Miranda dos Santos Veni Creator Christian University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i10.11717

Palabras clave:

Inclusão tecnológica. Educação remota. Desafios. Dificuldades.

Resumen

Com base nas constantes transformações da sociedade, a presente pesquisa teve como objetivo abordar as experiências de dois professores de diferentes áreas do ensino, química e história, ambos da Escola de Referência em Ensino Médio Aníbal Fernandes do estado de Pernambuco. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa, buscando compreender os motivos e os comportamentos dos fenômenos investigados. Para a coleta de dados, foi realizado um levantamento bibliográfico, buscando ter subsídios para fundamentar a pesquisa com base nos principais autores que investigaram, utilizando um roteiro de perguntas abertas semiestruturadas para direcionar o diálogo com os entrevistados. Com base nos dados da pesquisa, foi possível identificar que nova sociedade na educação, percebendo a repercussão das tecnologias tanto na educação presencial ou à distância, que sobreviveu a pandemia, com tantas desigualdades sociais, adversidades, constatando a responsabilidade que a escola atual tem em formar cidadãos criativos, críticos, com capacidade para resolver problemas desse mundo globalizado e muito competitivo.

Biografía del autor/a

Ana Rita Moreira Carvalho Barros, Veni Creator Christian University

Mestranda em Ciências da Educação pela Veni Creator Christian University. 

Marta Regina Pereira Frutuoso, Veni Creator Christian University

Mestranda em Ciências da Educação pela Veni Creator Christian University.

 

Maria Pricila Miranda dos Santos, Veni Creator Christian University

Doutora em Geografia pela UFPE. Professora da Pós-graduação Mestrado e Doutorado pela da Veni Creator Christian University.

Publicado

2023-11-07

Cómo citar

Barros, A. R. M. C., Frutuoso, M. R. P., & Santos, M. P. M. dos. (2023). PRINCIPAIS DESAFIOS E/OU DIFICULDADES ENCONTRADAS EM RELAÇÃO À EDUCAÇÃO REMOTA E/OU INCLUSÃO DA TECNOLOGIA NO COTIDIANO PROFISSIONAL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(10), 1096–1105. https://doi.org/10.51891/rease.v9i10.11717